O ácido salicílico é um dos ativos queridinhos do universo do skincare. Com benefícios relacionados à renovação celular, esse é um componente indispensável quando o assunto é controle da oleosidade e combate a acne indesejada.
De origem natural e com múltiplas funcionalidades, pode ser utilizado em diversos tipos de pele, trazendo vantagens que se mostram ainda mais eficazes para a pele oleosa e acneica. Venha conhecer tudo sobre esse ácido poderoso com informações de especialistas no DermaBlog!
O que é o ácido salicílico?
Buscando junto à Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), podemos classificar o ácido salicílico como um beta-hidroxiácido que oferece ação anti-inflamatória e queratolítica.
Ou seja, em uma tradução mais prática dessa definição, podemos afirmar que o ácido salicílico é responsável por reduzir o processo inflamatório, desobstruir os poros, controlar a oleosidade, melhora a textura da pele e ainda inibir o surgimento da acne.
Considera-se o ácido salicílico um dos ativos mais poderosos para a rotina de cuidados da pele oleosa devido aos inúmeros benefícios que ele proporciona. Assim, o ativo é capaz de promover uma renovação celular completa, eliminar as células mortas e estimular a produção de novas, além de exercer um papel esfoliante químico que colabora para evitar pequenos sinais e obstrução de poros.
Essa lista de benefícios faz com que o ácido salicílico seja um ativo amplamente recomendado por dermatologistas e apaixonados por skincare. Com tantas vantagens para os cuidados com a pele, fica fácil entender sua popularidade.
Como utilizá-lo na rotina?
Existem inúmeros produtos da rotina de skincare que podem contar com o ácido salicílico em sua fórmula, mas é importante se atentar à sua concentração. O farmacêutico Renato Pinto, especialista há mais de 25 anos na Dermage, afirma: “Dermocosméticos contendo concentrações mais baixas, de até 2%, oferecem tratamento para a acne e melhora no aspecto do envelhecimento cutâneo no dia a dia. Concentrações maiores são utilizadas em consultórios, em tratamentos como peeling químico.”
Os séruns são comumente recomendados para a inclusão do ácido na rotina de cuidados com a pele. Eles são práticos, adaptáveis a todos os tipos de pele e podem ser aplicados antes do protetor solar durante a manhã. Os sabonetes faciais, como o sabonete líquido Secatriz Salic da Dermage, também são uma ótima opção para quem deseja incluir o ativo em sua rotina, assim como a loção secativa.
Um hábito indispensável para a inclusão do ácido salicílico, e de qualquer outro ácido, em sua rotina de skincare é o acompanhamento constante de um dermatologista. Porém, apenas o profissional pode apontar a melhor forma de utilizá-lo. Lembre-se também de aplicar o filtro solar diariamente!
5 benefícios do ácido salicílico para sua pele!
Conhecido como um dos ativos mais eficientes para regular a oleosidade e prevenir acne, o ácido salicílico oferece inúmeros benéficos quando utilizado com regularidade e acompanhamento dermatológico.
Além colaborar para uniformização da textura da pele, listamos aqui outras 5 vantagens que fazem dele um agente poderoso do skincare. Confira a seguir:
- Facilita a renovação celular;
- Previne a proliferação de bactérias e fungos;
- Combate a inflamação do tecido cutâneo;
- Suaviza os sinais de envelhecimento – como rugas e linhas;
- Diminui a produção excessiva de brilho.
Conheça também os principais benefícios do ácido hialurônico, outro ativo renomado dos cuidados com a pele!
Qual o efeito do ácido salicílico na pele oleosa?
O tipo de pele que produz oleosidade em excesso é o mais beneficiado com a utilização do ácido salicílico na rotina de tratamento cutâneo. Assim, a renovação celular ajuda a reduzir a produção excessiva das glândulas sebáceas e ainda auxilia na remoção de células mortas – que colaboram para a inflamação indesejada e surgimento da acne.
Para a pele com propensão à formação de acne, o ácido salicílico também é um poderoso aliado contra a obstrução dos poros. O ativo impede a a inflamação da acne e inibe a formação de cravos.
Existem duas informações indispensáveis quanto ao uso do ácido salicílico na rotina de cuidados. Primeiro, é indispensável associar ao uso do ácido ao hábito de aplicar e reaplicar o protetor solar diariamente. Por fim, um médico dermatologista deve sempre ser procurado por gestantes antes de incluírem ácidos em sua rotina, pois durante a gestação, o uso de ácidos deve ser feito apenas mediante orientação médica.
Os diferentes tipos de pele podem ser facilmente identificados, e isso também acontece com o tratamento mais adequado para cada uma delas. Com o acompanhamento dermatológico e as dicas certas, sua rotina de cuidados com a pele pode receber todos os benefícios do ácido salicílico e estar ainda mais saudável!
Continue acompanhando o Dermablog e entenda o tipo de protetor solar certa para cada tipo de pele. Atualizamos nosso portal com conteúdos indispensáveis ipara quem deseja criar e manter uma rotina de cuidados com a pele.
Nos vemos no próximo conteúdo!