As temperaturas caem, o vento aumenta, os banhos quentes se tornam irresistíveis — e, sem que a gente perceba, a pele começa a sentir os efeitos do inverno. Com menos umidade no ar e mais agressões externas, a pele tende a perder água, ficar mais sensível e, em muitos casos, apresentar ressecamento, vermelhidão ou até descamações. Por isso, é fundamental fazer alguns ajustes na rotina de skincare durante essa estação.
Por que adaptar a rotina de skincare no inverno?
No frio, o ambiente mais seco e a redução da transpiração natural diminuem a umidade da pele. Além disso, a combinação entre banhos quentes e ambientes aquecidos contribui para a evaporação da hidratação cutânea e enfraquece a barreira protetora da pele. Resultado: uma pele mais fragilizada e com tendência a irritações.
Para contornar esses efeitos, cada etapa do skincare precisa ser adaptada com estratégias que respeitem as novas necessidades da pele.
O que mudar em cada passo do seu skincare no inverno?
1. Limpeza mais suave
Enquanto no verão optamos por sabonetes mais adstringentes, no inverno o ideal é apostar em uma limpeza gentil, que preserve a hidratação natural da pele. Produtos com fórmulas hidratantes, como por exemplo o Compose Camomila, limpa sem comprometer a barreira cutânea.
2. Hidratação reforçada
Este é o passo mais importante. A hidratação no inverno precisa ser mais intensa e, muitas vezes, em camadas. Isso significa utilizar um sérum hidratante, como o Hyaluage Acqua Filler B3+B5, com ácido hialurônico e niacinamida, seguido de um creme mais denso, que ajude a reter essa hidratação.
3. proteção da barreira cutânea
O frio enfraquece a barreira protetora da pele. Por isso, é importante utilizar produtos que a fortaleçam. O Improve C Tônico pode ser uma boa opção para isso, com a combinação exclusiva de vitamina C, niacinamida e blend de aminoácidos, ele colabora para o controle da oleosidade, sem reduzir o viço natural da pele. Além disso, reequilibra o pH e a barreira cutânea.
4. Não se esqueça da regeneração Durante o inverno, nossa pele sofre com o ressecamento, sensibilização e até descamações causadas pelas baixas temperaturas e banhos mais quentes. Por isso, é importante incluir na rotina um tratamento que promova a regeneração e fortalecimento da barreira cutânea. O Exocare PDRN, por exemplo, é um sérum com potente ação regeneradora, que ajuda a rejuvenescer, acalmar e melhorar a textura da pele. Sua fórmula conta com o PDRN 500ppm, derivado do DNA do salmão, que estimula a síntese de colágeno e promove firmeza e luminosidade. Ideal para quem busca recuperar a vitalidade da pele nesse período.
5. Não esqueça do protetor solar
Mesmo nos dias nublados, os raios UVA continuam presentes e colaboram para o envelhecimento precoce. O Photoage Water FPS 50 é uma excelente escolha para quem busca uma fórmula leve, com rápida absorção e sem resíduos.
6. Hidratação corporal também é skincare
No inverno, é comum esquecermos da pele do corpo — que também sofre. Aposte em hidratantes que combinem nutrição e firmeza, como o Hyaluage Body, e, para uma ação mais completa, o novo Drencell Body Up auxilia na firmeza e textura da pele.
.
Assim, ao ajustar sua rotina de skincare para o inverno, você garante que a pele permaneça hidratada, luminosa e saudável durante toda a estação. Com os produtos certos e uma rotina consistente, é possível evitar os efeitos negativos do frio e manter a pele protegida e bonita. A Dermage tem tudo o que você precisa para cuidar da sua pele com qualidade e segurança nos dias mais frios.