7 Minutos de Leitura

Existem diversos fatores internos e externos que influenciam o surgimento de oleosidade na pele, tais como mudanças climáticas, alimentação, ingestão de líquidos, exposição ao sol sem uso de produtos que promovem a fotoproteção e até mesmo cosméticos utilizados no dia a dia.

Esse excesso de oleosidade no rosto contribui no desenvolvimento de lesões acneicas e no entupimento de poros, ocasionando em certos incômodos na região.

Se a pele oleosa te deixa desconfortável ou acaba atrapalhando o momento de fazer uma maquiagem, acompanhe a Dermage nesse conteúdo onde selecionamos 10 passos sobre como diminuir a oleosidade do rosto! Todas as dicas são orientadas por médicos dermatologistas especializados no assunto, confira:

1. Lave o rosto somente com água fresca

Existem diversos benefícios que a água fresca e em temperatura ambiente proporciona na pele, como tonificação, redução de poros e até mesmo a prevenção da acne.

A água fresca também auxilia na diminuição da oleosidade durante o dia e deve ser utilizada em todas as lavagens do rosto, inclusive no banho, para preservar os óleos naturais importantes para a pele.

2. Utilize maquiagem específica para pele oleosa

Só quem tem a pele oleosa sabe como é difícil manter a maquiagem intacta no rosto, mas saiba isso não é um problema quando você utiliza maquiagens desenvolvidas especialmente para esse tipo de pele.

Isso porque, esses produtos contam com composições que auxiliam no controle da oleosidade, assim como um aspecto mais seco e com efeito mate, preservando a maquiagem por mais tempo.

Confira: Truques de maquiagem para pele oleosa

3. Limpe a oleosidade somente com produtos específicos

Sabe aquela oleosidade que surge durante o dia? Saiba que ela é normal para quem tem a pele oleosa, mas é possível controlá-la. Para isso, não utilize lenços umedecidos e evite lavar constantemente a pele, pois alguns lenços são desenvolvidos com ingredientes que abrem os poros, aumentando a produção de sebo — o mesmo acontece com o excesso de lavagem.

A melhor opção é você sempre ter uma loção adstringente específica para o seu tipo de pele e lenços de papel ou algodão, limpando a oleosidade delicadamente com leves batidinhas para não agredir a pele.

4. Deixe seu rosto livre de cabelos

O cabelo no rosto pode até ficar lindo em alguns penteados. Porém, as mechas podem acabar abafando a pele, criando um cenário propício para o surgimento de mais sebo.

Além disso, se você tem uma alta produção de oleosidade no rosto, evite franjas, pois a zona T é uma das mais afetadas.

5. Utilize um produto que promova a fotoproteção

Os produtos que promovem a proteção solar são essenciais para quem está em busca de diminuir a oleosidade do rosto. Os fotoprotetores, por exemplo, são importantes para todos os tipos de pele, mas as oleosas devem recebê-los diariamente para evitar que a exposição à radiação estimule a produção de mais sebo.

Nós temos um conteúdo especial sobre protetor solar para pele oleosa que irá te ajudar a descobrir qual é o produto mais indicado para o seu rosto!

6. Cuide da sua alimentação e beba líquido

É importante manter uma alimentação equilibrada e evitar alimentos gordurosos, industrializados e com excesso e sódio ou açúcar.

Esses alimentos podem favorecer o aumento da oleosidade e até mesmo o surgimento de acne. Segundo análises da dermatologista Luiza König Zumblick¹, a frequência do consumo de alimentos que possuíam alto índice glicêmico promovem um aumento considerável no sebo do rosto das mulheres analisadas.

Além disso, a falta de líquidos no organismo também resulta na desidratação da pele, ocasionando na produção de mais sebo como forma de ativar maiores barreiras contra agentes externos (poluição, radiação, frio ou calor).

7. Evite exposição constante ao ar-condicionado

A exposição constante ao ar-condicionado também pode aumentar a oleosidade da pele, a deixando mais sensibilizada e ressecada. Portanto, se você fica em contato com ar-condicionado diariamente, seja em casa ou no ambiente de trabalho, nossa recomendação é que você se hidrate e limpe bem sua pele ao final do dia.

8. Remova a maquiagem antes de dormir

Dormir sem remover completamente a maquiagem é um péssimo hábito, principalmente a pele oleosa. Isso porque, os resíduos dos produtos obstruem os poros e acabam deixando o cenário mais favorável para o aumento da oleosidade.

Remova toda a maquiagem com um demaquilante com ação específica para você e, em seguida, lave bem o rosto com água fresca e produtos para limpeza de pele exclusivos para a face.³

9. Tenha uma rotina de Skincare

Ter uma rotina de skincare é um hábito muito saudável e sua pele do rosto agradece! Esses cuidados ou tratamentos diários com produtos específicos, serve para tratar algumas condições da nossa pele, entre elas, a oleosidade.

Existem diversos produtos para pele oleosa que ajudam a diminuir a oleosidade do rosto, e são benéficos para o rosto e devolvem o viço e beleza que tanto é buscado. Para que o skincare seja eficaz é necessário manter a rotina e utilizar os cosméticos certos. Assim, indicados por um profissional da saúde — nós te ajudamos a escolher os produtos certos com um guia para identificar seu tipo de pele.

10. Utilize dermocosméticos adequados

Os dermocosméticos para o rosto são produtos que possuem composições que promovem um tratamento mais profundo da pele. Isso porque possuem ativos e substâncias para agir em condições de flacidez, manchas, acne, marcas e oleosidade.

Esses produtos passam por testes e comprovação científica sobre a sua eficácia e segurança, tornando-se as melhores opções para incluir em todas as etapas de cuidados com a pele, seja em rotinas diurnas ou noturnas.

Cuidar da pele oleosa exige muita atenção aos produtos utilizados. Além de manter uma rotina de cuidados diários que possibilitam a diminuição da produção da oleosidade.

Agora que você já sabe como cuidar e diminuir a oleosidade do rosto, que tal seguir a sua leitura em nosso conteúdo onde falamos tudo sobre a pele mista? Um assunto importantíssimo para você que fica em dúvida sobre como cuidar da pele que se apresenta como seca e oleosa. Até o próximo post!

Referências bibliográficas:

¹ ZUMBLICK, Luiza König. Consumo de alimentos com alto índice glicêmico e sua relação com a acne na mulher adulta. Nutrição-Pedra Branca, 2017. https://repositorio.animaeducacao.com.br/bitstream/ANIMA/9738/1/runi.pdf

² Draelos ZD. The effect of a daily facial cleanser for normal to oily skin on the skin barrier of subjects with acne, 2006. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/16910029/

³ Isoda, K., Takagi, Y., Endo, K., Miyaki, M., Matsuo, K., Umeda, K., Umeda-Togami, K., & Mizutani, H. (2015). Effects of washing of the face with a mild facial cleanser formulated with sodium laureth carboxylate and alkyl carboxylates on acne in Japanese adult males, 2014. https://doi.org/10.1111/srt.12183

Avalie este post