8 Minutos de Leitura

Quem possui uma pele mais oleosa, geralmente, precisa lidar com mais frequência com o aparecimento de cravos na pele – principalmente na zona T do rosto. 

Se essa condição faz parte do seu dia a dia e você se sente desconfortável em relação à acne, saiba que o conteúdo de hoje foi preparado para você! Venha conferir 7 dicas para tirar cravos do rosto para incluir em sua rotina de skincare.

Além disso, vamos te explicar tudo o que precisa saber sobre esse tipo de acne. Inclusive, sanando as dúvidas mais comuns sobre como tirar cravos do rosto sem agredir a pele. Vamos lá?

Todas as dicas aqui presentes são recomendadas por dermatologistas especializados no assunto, sendo informações relevantes e confiáveis – confira!

1) Limpe o rosto com um sabonete adequado para sua pele

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a prática da boa higiene é determinante para uma pele mais saudável. Recomenda-se duas limpezas diárias, hábito que você pode facilmente adequar ao seu cotidiano, sendo uma pela manhã e outra à noite.

Evite usar sabonete de corpo em seu rosto, é imprescindível que você invista em um produto feito para os cuidados faciais, já que é uma área sensível e necessita de atenção especial.

É possível encontrar sabonetes líquidos ou em barra para todos os tipos de pele e, inclusive, algumas opções exclusivas para tratar acne.

A rotina de limpeza com um produto que possui ativos exclusivos para a pele acneica auxilia na eliminação de bactérias e diminuição da oleosidade do rosto. Dessa forma, é possível evitar a formação e tirar cravos do seu rosto de maneira simples.

2) Use o vapor da água a seu favor

O vapor da água é um ótimo aliado para abrir os poros da pele e facilita a desobstrução. Você pode aproveitar o vapor do banho ou adicionar água aquecida em um recipiente e aproximar o rosto dele por alguns minutos.

O contato do vapor da água com a pele facial ajuda a preparar a pele para a próxima etapa: a esfoliação!

3) Invista na esfoliação da pele

O uso de esfoliantes faciais é recomendado para remover impurezas, como o excesso de oleosidade e resíduo de produtos que se acumulam na pele e  colaboram para a obstrução dos poros da pele. 

A argila verde é ideal principalmente para peles oleosas e/ou com acne. Ela possui um efeito secativo, cicatrizante e tonificante, usa-se também como esfoliante natural para combater a acne de forma mais eficaz e eliminar os cravos.

Da mesma forma, a argila branca possui efeito cicatrizante com ação adstringente e é capaz de controlar a oleosidade da pele, reduzir o poros e remover impurezas.

Se a sua argila já vier em forma de máscara, basta você aplicar com um pincel língua de gato por todo o rosto, evitando contato com os olhos, canto do nariz e boca. Orienta-se aguardar 30 minutos para remover os cravos de maneira saudável.

Caso sinta que a argila está secando e rachando antes desse tempo, pode removê-la imediatamente.

4) Utilize máscara facial para ajudar a controlar a oleosidade

Produtos como máscaras faciais com efeito detox removem eficazmente as impurezas acumuladas no rosto. O efeito conhecido como peel off, quando associado a ativos antiacne ajuda na retirada dos cravos superficiais e na desobstrução dos poros.

Experimente a Charcoal Mask, máscara facial que age em aproximadamente 20 minutos. Aplique uma camada homogênea no rosto, evitando a região dos olhos e da boca, espere o produto secar e vá retirando pelas extremidades.

Enxágue com abundância para remover quaisquer resíduos que possam ficar na pele e volte a repetir esse procedimento com um intervalo de uma semana.

5) Aplique seu hidratante facial

A pele oleosa e acneica precisa de hidratação assim como qualquer outro tipo de pele. O cuidado especial está na escolha de produtos que sejam formulados especialmente para o seu tratamento.

Opte por produtos com ativos hidratantes que contem com texturas leves e não comedogênicas e que sejam enriquecidos com ativos antioleosidade, como o Secatriz Prebio Control.

6) Não se esqueça do protetor solar

A exposição aos raios solares pode agravar o quadro de acne, uma vez que a pele fica mais propensa a produzir oleosidade e sebo. O resultado pode levar ao aparecimento de manchas da acne.

Portanto, é muito fundamental que você garanta um produto com proteção solar que atenda ao seu tipo de pele. Lembre-se de incluí-lo em seus cuidados diários, até mesmo quando a sua programação do dia for em lugares cobertos ou com pouca incidência dos raios solares.

7) Finalize o tratamento com gel secativo

O gel secativo é um dos produtos mais eficazes principalmente para quem deseja eliminar um cravo ou comedão, como é chamado cientificamente, com rapidez.

Esse tipo de gel é capaz de melhorar visivelmente a sua acne, como o Secatriz Acne Spot, que promete efeito visível em 24 horas. Além disso, a aplicação é pontual, tornando possível o tratamento de cravos com mais assertividade, com ação anti-inflamatória na região afetada.

Qual é a causa do aparecimento de cravos na pele?

Rosto de pessoa com muitos cravos e espinha na pele.

Os cravos nada mais são do que o acúmulo de sebo, ou oleosidade, nos poros ou folículos capilares abertos do rosto. Eles também se encontram nas costas e em outras regiões do corpo com excesso de oleosidade.

Essa condição é mais comum em adolescentes, faixa etária que vem acompanhada de várias alterações hormonais. Contudo, é importante ter em mente que os efeitos da produção hormonal na pele não se restringem aos jovens.

Apesar dos cravos e espinhas serem os termos mais usados pela população em geral, ambos são classificados pela medicina como acne – e há uma diferença entre eles! Os comedões, conhecidos como cravos, indicam que os poros ou folículos pilosos estão obstruídos. A acne ativa, também conhecida como espinha, é uma inflamação originada da produção excessiva das glândulas sebáceas.

Os fatores mais comuns que levam a essa condição de pele são:

  • Alterações hormonais;
  • Consumo de alimentos gordurosos em excesso; 
  • Causas genéticas;
  • Fatores psicológicos;
  • Uso de medicamentos;
  • Aplicação de cosméticos e maquiagens não apropriados.

Como evitar cravos no dia a dia?

Mulher sorridente com muitas espinhas no rosto

Ademais, existem alguns hábitos importantes que você pode incluir na sua rotina se deseja uma pele livre de acne e oleosidade excessiva.

Não estamos apenas falando de cuidados externos, como o uso de produtos específicos para seu tipo de pele. O tratamento da acne resultará em efeitos positivos quando incluir: 

  • Consultas com dermatologista para ter acesso a orientações personalizadas;
  • Prática de atividades físicas;
  • Consumo de água (pelo menos 3 litros ao dia);
  • Ingestão de alimentos nutritivos;
  • Cuidados com a sua saúde mental e emocional.

Além desses cuidados preventivos, segundo o Hospital Israelita Albert Einstein, quando você notar o aparecimento de cravos em seu rosto é importante que não tente apertar a região da pele em que a acne se manifesta.

Essa recomendação se justifica pelo fato do risco em levar as bactérias que estão nos seus dedos para a área inflamada. 

A ação de espremer o cravo ou espinha pode ocasionar uma irritação ou aumentar a inflamação na pele. Como consequência, há o surgimento de cicatrizes e manchas indesejadas.

Atenção: cuidado com receitas caseiras para tirar cravos!

Na internet, é comum encontrar receitas caseiras que se utilizam de borra de café, açúcar, farinha de aveia, mel, bucha vegetal e muitos outros elementos.

Antes de arriscar a saúde do seu rosto com receitas sem validação médica, consulte o seu dermatologista!

O profissional da área possui a capacitação necessária para recomendar produtos ou tratamentos ideais para o seu tipo de pele.

O açúcar, por exemplo, pode agredir a pele, causar infecções e manchas se aplicado com movimentos bruscos e com grânulos muito grossos. Assim como o intervalo de tempo entre as esfoliações deve ser feito com muita cautela.

Gostou do conteúdo? Com todas essas dicas em mãos, ficou mais fácil entender como tirar cravos do rosto.

Se deseja alcançar resultados ainda melhores, confira nosso post sobre ”Ácido salicílico: o que é, para que serve e os benefícios” – acreditamos que pode te interessar.

Até a próxima!

Referências:

1. Melasmas, acne e queda de cabelo (SBD).

2. Guia do banho (SBD).

3. Guia de doenças e sintomas (HIAE).

3/5 - (Total de avaliações: 2)