O ácido hialurônico e a vitamina C possuem muitos benefícios. Se você já faz o uso dos produtos ou pretende incluí-los na sua rotina de skincare, mas ainda tem dúvidas sobre o assunto, continue a leitura e saiba como usar o ácido hialurônico e a vitamina C: qual ordem de aplicação, a frequência e o melhor horário do dia.
Boa leitura!
O que passar primeiro: vitamina C ou ácido hialurônico?
A ordem de aplicação dos produtos de skincare deve seguir uma sequência básica:
1º Limpeza da pele
2º Uso de dermocosméticos específicos para sua pele
3º Hidratação
4º Proteção solar
A vitamina C entra na segunda etapa, no grupo de dermocosméticos específicos — como é o caso da niacinamida, do ácido glicólico e do ácido retinóico, por exemplo. Sendo assim, deve ser utilizada logo após a higienização da pele.
O ácido hialurônico é o 3º passo, já que é um potente hidratante para a pele. Portanto, considerando apenas os dois produtos em questão, a ordem é: primeiro a vitamina C, depois o ácido hialurônico.
Os dois são um booster anti-envelhecimento. Encontramos ambos em versões de loções, séruns, cremes e tônicos. Mas como usar? Veja o passo a passo que preparamos e saiba como incluí-los em uma rotina de skincare de sucesso para o dia e para a noite!
1. Lave seu rosto com sabonete indicado para o seu tipo de pele
Sempre higienize seu rosto antes de aplicar qualquer dermocosmético, para que ele possa absorver adequadamente e para que não haja oclusão dos poros. A dica é utilizar um sabonete específico para o seu tipo de pele, assim, você garante um resultado satisfatório e um aspecto mais saudável — sem ressecamento ou oleosidade excessiva.
As peles mais sensíveis, por exemplo, devem receber sabonetes neutros e com composições mais suaves, para evitar o ressecamento e a sensibilidade. Já as peles oleosas devem receber sabonetes específicos que controlem o pH e a produção de sebo, reduzindo as chances do aparecimento da acne e garantindo que os poros vão estar livres para receber os produtos de tratamento.
2. Use tônicos faciais
Caso a sua pele aceite bem os tônicos, que servem como adstringentes, você pode usá-los durante a noite logo após a higienização do rosto para remover todo o tipo de impureza ou sebo que aderiu ao rosto durante o dia.
Atente-se no momento de incluir o tônico, pois sua pele deve receber esse produto sem ficar avermelhada ou irritada. Isso porque muitos tônicos possuem ácidos que atuam como esfoliantes. Caso você tenha dúvidas, sempre consulte os detalhes que o fabricante deixa na embalagem para não ter erro no momento da escolha!
3. Agora é hora do sérum!
A parte favorita de muitas mulheres é a etapa de passar o sérum, não é mesmo? Logo após utilizá-los, já temos uma leve amostra do viço devolvido à pele, da elasticidade e hidratação que se tornam presentes. Os séruns devem ser incluídos tanto na rotina de skincare do dia quanto da noite, pois oferecem uma proteção para a pele, além de seus benefícios fornecidos por cada formulação.
Aplique primeiramente o sérum de vitamina C, ele é antioxidante e além de proteger a pele contra os radicais livres previne o envelhecimento precoce. Saiba mais sobre a função dos antioxidantes em nosso post sobre o assunto.
Segundo a Dra. Flávia Aranha¹, a vitamina C é essencial para a pele de todas as pessoas, pois age como um antioxidante, limpando e criando uma barreira de proteção contra os oxidantes. Desta forma, é um excelente produto para ser utilizado diariamente.
Após aplicado o sérum de vitamina C, você pode aplicar uma camada do sérum de ácido hialurônico, pois ele preenche e hidrata a pele, além de criar uma camada protetora que deixa a pele pronta para receber as próximas etapas do skincare.
O ácido hialurônico, conforme a Dra. Isabela Bernardes², possui propriedades elásticas que promovem resistência na pele, além de proteger contra os danos causados pelo tempo, agindo de forma que as fibras de colágeno consigam ser melhor transportadas pelo corpo.
4. Hidratantes faciais
Após a lavagem, uso do tônico e séruns, chegou o momento do hidratante facial. Os hidratantes agem como umectantes, mantendo a umidade e hidratação da pele, protegendo contra o ressecamento.
Nesta etapa você pode usar o hidratante tanto durante o dia como a noite, mas cuide na escolha do produto utilizado, sendo que durante o dia você deve optar por hidratantes sem óleos ou ácidos, já durante a noite seu uso é livre, podendo utilizar um hidratante com ácido hialurônico, por exemplo.
Se estiver fazendo o uso de algum ácido ou tratamento específico – gliolico ou lático, por exemplo —, é indicado que ele seja aplicado nesse momento, após a hidratação, para garantir que sua pele não vá ficar sensibilizada. Mas isso vai depender de como sua pele reage a cada componente.
5. Use protetor solar diariamente, mesmo em dias nublados
Já limpamos, tratamos e hidratamos a pele, agora se você pensa que é o momento de pular para a maquiagem, certo? Errado! Antes de qualquer outro cosmético, o protetor solar é de uso obrigatório, especialmente se você faz o uso de ácidos e produtos que possuam o ascórbico (Vitamina C).
Além de proteger contra queimaduras do sol, envelhecimento precoce, manchas e rugas, o protetor possui o mesmo efeito em ambientes fechados com iluminação artificial, já que a luz visível também é prejudicial à pele.
Durante a noite não é necessário que se faça seu uso, caso você costume dormir neste período. Mas se você tem uma rotina noturna e tem dúvidas sobre o uso do protetor solar à noite, visite nosso post onde falamos sobre o tema.
O combo para uma pele mais jovem
Agora que você já sabe como utilizar os dois ácidos queridinhos de todo cuidado com a pele do rosto, que tal conhecer algumas das funções da vitamina C quando misturada com o ácido hialurônico?
Benefícios da vitamina C
Um dos principais produtos que você deve incluir na rotina de skincare é a Vitamina C, pois, além de ela auxiliar na absorção de outros componentes, você pode utilizá-la tanto diretamente no rosto quanto potencializar sua ação ingerindo nutricosméticos que possuam vitamina C em sua composição. Conheça alguns dos benefícios dessa vitamina tão famosa:
- Auxilia na sintetização do colágeno;
- Clareia manchas causadas pelo sol;
- Evita o envelhecimento precoce;
- Combate os radicais livres;
- Preenche linhas de expressão;
- Diminui a presença de acne;
- Deixa a pele mais iluminada.
Você encontra ela em diversos tipos de produtos, como: séruns, loções, tônicos, cremes, cápsulas, protetor solar e muito mais!
Benefícios do ácido hialurônico
Conforme Vessozi³, em seu estudo sobre o ácido hialurônico em uso clínico, este componente oferece um resultado positivo quando o assunto é rejuvenescimento, correção de linhas de expressão e de rugas, deixando a pele mais uniforme e lisa. Conheça alguns dos benefícios deste composto que está sendo cada vez mais procurado:
- Mantém a sustentação da pele;
- Hidrata e revitaliza;
- Devolve o viço da pele facial;
- Evita a flacidez;
- Atenua rugas e marcas de expressão;
- Amenizar acne;
- Aumenta a elasticidade da pele;
- Diminui sinais de envelhecimento.
Os cosméticos com ácido hialurônico em sua composição ajudam tanto no tratamento de danos quanto na prevenção. Se você já começou a apresentar os primeiros sinais de envelhecimento, saiba que ele é um grande aliado e pode ser usado em todo o corpo, como no pescoço, colo e mãos.
Agora que você sabe como usar ácido hialurônico com a vitamina C, pode começar a ter um skincare de sucesso! Deixe nos comentários qual dos passos você não fazia e agora fará parta da sua rotina!
Para se aprofundar no assunto, continue a sua leitura em nosso conteúdo sobre com tudo o que você precisa saber sobre a vitamina C para o rosto!
Nos encontramos no próximo post!
Referências:
¹ ARANHA, Flávia Queiroga et al. O papel da vitamina C sobre as alterações orgânicas no idoso. Revista de Nutrição, v. 13, p. 89-97, 2000. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1415-52732000000200003
² BERNARDES, Isabela Nogueira et al. Preenchimento com ácido hialurônico: revisão de literatura. Revista saúde em foco, v. 10, n. 1, p. 603-612, 2018.Disponível em: http://portal.unisepe.com.br/unifia/wp-content/uploads/sites/10001/2018/07/070_PREENCHIMENTO_COM_%C3%81CIDO_HIALUR%C3%94NICO.pdf
³ ABI VESSOZI, Sileny da Rosa. OS BENEFÍCIOS DO ÁCIDO HIALURÔNICO NO USO CLÍNICO FACIAL: uma revisão de literatura. Disponível em: https://faculdadefacsete.edu.br/monografia/files/original/fe65312b9ae87cf8c34477bf17a73222.pdf