As espinhas no rosto são uma reação natural do corpo que pode se agravar por diversos fatores, como: uso de maquiagem para dormir, alimentação desequilibrada e estresse.
Tão importante quanto saber as causas e tratamentos da acne, você precisa entender como evitar espinhas, quais cuidados tomar diariamente e como adicionar à sua rotina cuidados saudáveis que beneficiarão a sua pele.
Assim, acompanhe a Dermage e conheça as principais dicas para ter uma pele limpa e saudável!
O que causa as espinhas no rosto?
A acne não possui uma única causa, ela pode surgir por inúmeros motivos que levam ao aparecimento dela, e pode durar por um período de algumas semanas ou se estender por meses, exigindo um acompanhamento dermatológico.
Alguns dos motivos que estimulam o crescimento de espinhas são:
- Consequências imunológicas/inflamatórias;
- Dormir de maquiagem;
- Acne medicamentosa;
- Alimentação desequilibrada;
- Estresse;
- Desequilíbrio hormonal.
O que é bom para acabar com espinhas no rosto? 10 dicas saudáveis!
Quando as espinhas aparecem por falta de cuidado adequado com a pele, alimentação inadequada ou falta de ingestão de líquido, é possível remediar rapidamente adotando algumas das dicas a seguir:
1. Lavar o rosto com água fresca
Essa dica é clássica, mas faz toda a diferença nos seus cuidados diários com a pele acneica. A água quente desequilibra o pH da pele e abre os poros, aumentando a produção de oleosidade e, consequentemente, o surgimento de acne, então deve ser evitada sempre que possível.
Então, se você ainda não adaptou a água fresca no seu skincare, saiba que ela possui inúmeros benefícios para a derme: efeito revitalizador, redutor de oleosidade, desincha e melhora a textura da pele.
2. Usar sabonete facial para o seu tipo de pele
Os sabonetes faciais são produtos com formulações que limpam e cuidam da pele simultaneamente, por isso, devem ser escolhidos por formulações que atendam exclusivamente ao tipo de pele.
O ideal é lavar o rosto pelo menos duas vezes ao dia, com um cosmético de limpeza facial que contenha ativos benéficos para a região. Como por exemplo o ácido glicólico, que promove uma esfoliação química na pele, ou com camomila, que é calmante e anti-inflamatória, regulando a oleosidade da pele e limpando delicadamente.
3. Beber água
A água é uma excelente aliada para o cuidado de todo o corpo e deve ser ingerida diariamente para manter a hidratação adequada de todas as partes do organismo.
No caso da acne, ingerir pelo menos 2 litros de água por dia auxilia na circulação sanguínea e transporte dos nutrientes para as camadas mais expostas da pele, evitando que a pele fique desidratada ou sem viço — o que auxilia na redução da acne.
4. Consumir alimentos com antioxidantes
Os antioxidantes são substâncias que protegem as células contra as substâncias tóxicas para o organismo, e também favorecerem o aumento da imunidade e reduzirem o envelhecimento precoce.
As vitaminas com poder antioxidante mais conhecidas são a vitamina A, C e E, que podem ser encontradas na maçã, abacaxi, mamão e morango, aveia, alho, brócolis, batata-doce e outros.
5. Esfoliar a pele
Esfoliar o rosto é um tipo de cuidado e tratamento que deve ocorrer periodicamente, mas não mais do que uma vez por semana. Porém, caso a sua pele esteja com muita presença de espinhas, opte por um esfoliante para o rosto que promova a esfoliação química (sem grânulos), evitando que ocorra o efeito rebote.
Se a sua pele está saudável e sem feridas de acne, os esfoliantes com grânulos são grandes aliados para tratamentos semanais ou quinzenais. Saiba como fazer uma esfoliação no rosto em nosso post sobre o tema!
6. Fazer skincare diurno e noturno
Ter uma rotina de skincare é uma das melhores formas de você equilibrar a sua pele, evitando uma produção escassa ou excessiva de oleosidade. Ou seja, criar uma rotina de cuidados completa, tanto diurna como noturna, auxilia no equilíbrio da derme e previne o surgimento de espinhas.
Caso você tenha o costume de usar maquiagens durante o dia, remova ela completamente e nunca durma com ela. Pois, os químicos das maquiagens contribuem para o surgimento de espinha.
7. Trocar as fronhas e capas dos seus travesseiros
Troque suas fronhas de travesseiros pelo menos uma vez por semana e, ao lavar elas, evite produtos muito perfumados ou que possam gerar irritação na pele. Isso porque essas peças acumulam muitas bactérias e ácaros que estimulam a inflamação da pele, aumentando o aparecimento de espinhas.
8. Investir em cosméticos para o seu tipo de pele
Sempre compre cosméticos para o seu tipo de pele, esta é a melhor forma de você cuidar e melhorar a textura dela. Caso ainda não saiba qual é o seu, visite nosso guia e descubra qual é o seu tipo de pele para então sempre adquirir produtos de limpeza, hidratação, séruns e protetores ideais para ela.
9. Não ficar passando a mão no rosto
Passar a mão no rosto com frequência auxilia na proliferação de bactérias e fungos que estimulam o surgimento da acne. Além de também estimular a produção de sebo, deixando a pele ainda mais oleosa. Se você tem o hábito de ficar apoiando o rosto na mão, se atente e evite.
10. Jamais esprema as espinhas
Espremer espinhas é um hábito muito prejudicial, já que nossas unhas possuem milhares de bactérias que podem estar se alojando na acne e causando inflamações.
Estourá-las também machuca a pele e deixa uma pequena ferida exposta, assim como pode deixar que parte do sebo fique alojado no fundo da derme, podendo criar um nódulo também chamado de espinha interna.
Quais os alimentos que causam espinhas?
Se você ainda tem dúvidas sobre o que estimula o crescimento de espinhas, saiba que uma alimentação rica em açúcares e gordura é uma porta de entrada para a acne.
Muitas vezes, não nos damos conta do que pode estar incentivando o surgimento da acne. E, pensando nisso, trouxemos uma lista de alguns alimentos muito comuns que estimulam esse surgimento:
- Laticínios em geral;
- Alimentos refinados (bolos, biscoitos, massas);
- Fast Food;
- Excesso de ômega 6 e ômega 3;
- Chocolates;
- Refrigerantes com açúcar;
- Frituras;
- Embutidos;
- Alimentos processados;
- Bebidas alcoólicas.
Sempre que possível, faça substituição desses alimentos por opções mais saudáveis ou ingira eles com moderação, pois esse é o melhor meio de evitar espinhas no rosto.
Agora que você sabe quais são as causas e como evitar espinhas, comece a cuidar da sua pele hoje com as nossas dicas — é muito importante que esses cuidados sejam diários, combinado?
Faça pequenas trocas no seu dia a dia, utilize os cosméticos corretos e busque ter uma alimentação equilibrada para que as espinhas sejam reduzidas ao longo do tempo.
Inclusive, para casos de excesso de acne vulgar ou acne fúngica é recomendo que você procure um médico dermatologista antes de aplicar qualquer produto.
Entenda também o que é limpeza profunda e como fazer a sua em nosso post sobre o assunto!
Excelente texto sobre o assunto!
Olá, Alicia!
Ficamos felizes com o seu comentário! Acompanhe o Blog da Dermage para mais informações sobre cuidados com a pele e o corpo.
Beijos!