A acne é uma condição que se apresenta na pele quando há um desequilíbrio em seu pH, alteração nas glândulas sebáceas, problemas hormonais ou até mesmo má higiene da pele. Ela pode aparecer em qualquer fase da vida, especialmente durante a puberdade ou durante e gravidez, assim como pode ocorrer em todos os tipos de pele.
Com diferentes sintomas e formatos, a acne possui diferentes tipos, e pode ser tratada de várias formas. No conteúdo de hoje, você irá descobrir quais são os 4 principais tipos de acne, porque elas surgem, como são e também quais são seus tratamentos. Boa leitura!
Quais são os tipos de acne?
A acne é subdividida em graus. Sendo que cada um possui sintomas e formatos que diferenciam elas, como a presença de pus, lesões, pele dolorida e avermelhada. Conheça quais são os 4 tipos de espinhas:
Acne Grau I
A acne de grau I, também conhecida como acne comedogênica, é a mais comum de aparecer em qualquer pessoa. Atingindo geralmente a zona T (nariz, queixo e testa), mas também pode surgir nas bochechas.
Também recebem o nome de acne comedogênica, porque ocorre a partir da obstrução dos poros com a oleosidade, que acaba por causar o aparecimento de pontos pretos na pele, popularmente chamados de cravos.
Esse tipo de espinha pode começar a dar seus primeiros sinais de aparecimento durante a entrada da criança na puberdade, a partir dos 9 anos. E assim, se desenvolve pelo resto da vida por conta de alterações hormonais e higiene da pele inadequada.
Para tratar deste tipo de acne, basta que você lave seu rosto pelo menos 2 vezes ao dia com água fresca e sabonete facial. Faça o uso de adstringentes como tônico e água micelar e utilize séruns de tratamento como os com niacinamida, ácido salicílico e outros.
Acne Grau II
A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), explica que este tipo é uma evolução da acne de grau I, mas agora além dos cravos na pele, também é comum que haja a presença de pústulas com a ponta branca ou amarelada, conhecidas como espinhas superficiais.
É comum que na acne de grau II a pele apresente um aspecto inflamado e avermelhado, recebendo o nome de acne pustulosa. Aos primeiros sinais da acne de grau I que não é adequadamente cuidada e tratada, as possibilidades de surgirem as pústulas são grandes. Mas, ainda não se faz necessário que se faça um tratamento médico.
Aos primeiros sinais de aparecimento de espinhas com pontas esbranquiçadas e corpo avermelhado, avalie como estão seus cuidados com a pele e alimentação, para então ajustar sua rotina com mais cuidados com a pele e alimentação, fazendo com que as espinhas se reduzam naturalmente.
O uso de séruns de tratamento, pomadas secativas e cosméticos de limpeza facial já ajudam na redução e tratamento da acne de grau II.
Acne Grau III
Infelizmente, por falta de cuidados aos primeiros sinais da acne de grau 2 e 3, nesta pode surgir com lesões maiores na pele. Com aspecto inchado e inflamado e também com o surgimento de espinha interna.
Apesar de ser um sintoma raro, na acne de grau 3 é possível ocorrer o aparecimento de cistos na pele. Esses se tornam incômodos e desconfortáveis, necessitando de intervenção médica para evitar seu crescimento.
Por causarem diversas inflamações no poros, serem extremamente desconfortáveis e dolorosas, este tipo de espinha pode ser tratado com o uso de antibióticos ou anti-inflamatórios. Contendo, assim, a evolução delas e reduzindo os graus de inflamação. Mas claro que tudo isso deve estar alinhado com o uso de cosméticos adequados para a pele, assim como estar fazendo a aplicação de séruns e tônicos de tratamento.
Acne Grau IV
A acne de grau 4 pode surgir com lesões maiores, chamadas de conglobat. Elas se caracterizam por lesões mais intensas na pele, sempre uma próxima da outra, que resulta em locais do rosto que ficam com aspecto lesionado, avermelhado e com uma textura irregular.
Este tipo de espinha deixa marcas, cicatrizes e manchas na pele. Mas pode ser tratada e ter seus sintomas amenizados com medicamentos tópicos (para ser aplicado na pele), ou medicamentos orais. É um tipo mais comum em adolescentes do sexo feminino e masculino, e especialmente em mulheres que apresentam a síndrome do ovário policístico.
Qual a pior acne?
As piores acnes são as do grau III e IV, pois, dificilmente será possível controlar elas apenas com uma rotina básica de skincare ou cosméticos. Os sintomas desses casos necessitam de intervenção médica com tratamentos para redução. Assim como para evitar que elas causem muitas cicatrizes e deformidades na pele.
Aos primeiros sinais de acne, observe seu formato, textura e presença de inflamações, para então iniciar os tratamentos e cuidados adequados. Atualmente, existem diversos tipos de cosméticos e dermocosméticos para pele oleosa e acneica que podem potencializar seus cuidados diários. Esses podem ser usados em todas as suas rotinas de cuidados para melhorar e reduzir a presença de acne no rosto.
Qual é o tipo mais comum de acne?
A acne mais comum é a de grau 1 e 2, sendo que a de grau 1 pode surgir em qualquer fase da vida, podendo ser rapidamente reduzida com uso de produtos para pele oleosa e séruns de tratamento. Já a acne de grau 2 só aparece quando a de grau 1 não recebe os cuidados necessários, e também pode afetar qualquer pessoa em todas as fases da vida.
Qual a diferença entre acne e espinhas?
Acne e espinha são a mesma coisa! Este procedimento é superficial e seus resultados podem ser aprimorados através da realização de várias sessões com intervalos curtos a médios. Então, sempre que ouvir falar sobre acne e espinhas, lembre-se: estamos falando da mesma coisa, com os mesmos sintomas que recebem o mesmo tratamento dependendo do seu tipo.
Agora que você sabe quais são os principais tipos de acne, fique sempre atenta aos sinais que sua pele dá. Observando a textura e sinais para iniciar os tratamentos adequados o mais rápido possível. E, assim, evitar que ela se espalhe por mais locais do rosto ou evolua para um tipo mais grave.
Gostou deste conteúdo? Aqui no blog da Dermage sempre trazemos para você os melhores conteúdos sobre skincare e cuidados, para que você tenha uma pele linda e saudável sempre!
Continue a sua leitura em nosso conteúdo: Limpeza de Pele Profunda: Guia Completo Para Sua Skincare.
Até logo!