4 Minutos de Leitura

Causado principalmente pela exposição excessiva a radiação solar, ou seja, aos raios UVA e UVB que recebemos diariamente quando saímos de casa. O fotoenvelhecimento é o processo prematuro de envelhecimento da pele.

Diferentes do envelhecimento natural da derme, o fotoenvelhecimento altera as estruturas normais da pele podendo trazer à pessoa impactos significativos como sequidão, aspereza e, em casos mais extremos, câncer de pele.

Ao penetrar na pele, a radiação solar provoca a quebra das fibras de colágeno. Com o passar dos anos, elas não conseguem ser reconstruídas naturalmente pelo organismo e resultam nos danos listados acima.

Poluição, impurezas, falta de limpeza adequada, longos períodos de exposição ao ar condicionado ou em locais muito secos também colaboram para o envelhecimento extrínseco da pele.

Para ajudar a prevenir e evitar o fotoenvelhecimento, o DermaBlog separou dicas e soluções práticas para incluir no dia a dia e manter a pele saudável. Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!

Como proteger a pele dos efeitos do fotoenvelhecimento?

Os tratamentos anti-idade são perfeitos para ajudar a recuperar o aspecto mais firme e liso da pele. Ainda sim, o principal tratamento e a melhor maneira de prevenir o fotoenvelhecimento ainda é o uso diário do protetor solar.

Inclusive, confira nosso guia sobre o protetor perfeito para cada tipo de pele!

O principal objetivo do filtro solar é proteger a pele dos efeitos nocivos que a exposição ao sol pode trazer à saúde. Eles são feitos para refletir ou mesmo absorver a radiação, inviabilizando sua penetração nas camadas mais profundas da derme. Evitando que a estrutura das células seja danificada, ou seja, prevenindo também o fotoenvelhecimento.

Mesmo com uma rotina de skincare com o tratamento adequado para o seu tipo de pele, o protetor solar ainda é a melhor opção quando se trata da proteção ao envelhecimento precoce. Portanto, faça o investimento no produto certo para que o protetor solar possa te acompanhar aonde você for!

Não se esqueça da fotoproteção do pescoço e colo

Algumas partes do corpo estão frequentemente expostas ao longo do dia. Quando pensamos na necessidade de proteção extra, além do rosto e das mãos, estamos falando também do pescoço, da nuca e do colo.

A pele do pescoço e do colo são muito afetadas pela exposição direta, sendo importante reforçar a proteção, assim como a proteção solar facial. Estenda os cuidados para manter segura e hidratada a pele do pescoço, mãos e nuca assim como das demais áreas do corpo.

Lembre-se também de cuidar bem dos lábios. A região é propensa ao ressecamento e rachaduras, fatores que em excesso levam ao fotoenvelhecimento. Mantenha em fácil acesso hidratantes labiais e batons que oferecem proteção solar e aplique no dia a dia, sempre que sentir os lábios secos.

Os produtos que colaboram para o tratamento

Além do uso de protetor solar diariamente, é importante investir em dermocosméticos próprios para o seu tipo de pele para prevenir ou atenuar o fotoenvelhecimento.

Para isso, opte por produtos que ajudem a formar uma película protetora na pele, com ação antipoluição. Dê preferência também aos ativos antioxidantes que combatem os radicais livres e potencializam a proteção solar, evitando a possibilidade do surgimento de manchas, rugas e linhas.

Para complementar o tratamento, invista em um bom anti-idade. Os produtos com ativos capazes de estimular a síntese de colágeno e preencher rugas e linhas são ótimos aliados da pele que sofre com o fotoenvelhecimento.

Vale a pena saber de forma detalhada os principais benefícios das máscaras faciais para a pele lendo o conteúdo especial que está disponível aqui no Dermablog!

Uma última dica: ainda que todos esses cuidados sejam evidentemente importantes e nunca devem ser ignorados, é o consumo de água constante ao longo do dia e uma alimentação balanceada. e são a chave do sucesso para se proteger contra o fotoenvelhecimento.

Manter o corpo sempre hidratado garante hidratação da pele e ajuda a evitar ressecamentos, mesmo sem uma exposição ao sol constante. Já a alimentação saudável é responsável por assegurar a presença de vitaminas e nutrientes essenciais para a pele tão desejada: uniforme e com viço!

Percebemos com a criação de um hábito de autocuidado pode ser simples, mas muito eficaz? Lidar com fotoenvelhecimento está ligado à disciplina, ou seja, sua dedicação é o fator determinante para que os esforço por conquistar e manter uma pele mais saudável aconteça naturalmente.

Se você gostou de nosso conteúdo de hoje e quer saber mais sobre fotoproteção e outros temas ligados à saúde da pele, navegue pelo DermaBlog e explore matérias assinadas por especialistas.

Nos vemos no próximo post!

Avalie este post