No universo de skincare, que vem se mostrando tão em alta nos últimos tempos, a busca por vitaminas que possam complementar a rotina de cuidados com a derme de forma satisfatória vem crescendo cada vez mais. Uma dessas vitaminas é a niacinamida: um ativo multifuncional presente em séruns, cremes faciais, fotoprotetores e diversos outros dermocosméticos.
Para ajudar você a compreender melhor o que é a niacinamida, suas diversas funções e as melhores formas de usar o componente, preparamos este guia completo sobre o assunto. Continue a leitura e aprenda a inserir este ativo poderoso na sua rotina de skincare!
O que é a niacinamida?
A niacinamida, também conhecida como nicotinamida, é a forma ativa da vitamina B₃ — substância que estimula a produção de ceramidas, lipídios presentes naturalmente na pele que ajudam a fortalecer sua barreira protetora.
O componente é solúvel em água, disponível de maneira isolada ou como ingrediente em fórmulas de dermocosméticos. Quando combinada com outros ativos — como ácido hialurônico, vitamina C e retinol — a niacinamida pode potencializar ainda mais os seus efeitos benéficos na derme.
Niacinamida: para que serve? Conheça 4 benefícios!
A niacinamida é uma das vitaminas mais completas quando se trata de cuidar da saúde e aparência da pele, trazendo diversos benefícios quando aplicada sobre ela. Dentre eles, se destacam:
1. Potencializa a hidratação da pele
Por potencializar a produção de ceramidas — lipídios necessários para a saúde da pele — a niacinamida ajuda a preservar a sua hidratação eficientemente. Ela também estimula o colágeno, fortalecendo a barreira protetora da derme que impede a perda de líquidos e ácidos graxos.
2. Reduz e previne manchas na pele
A vitamina B₃ é conhecida por prevenir a concentração de melanina depois que ela é produzida pelos melanócitos. Sendo assim, aplicar a niacinamida B₃ na pele ajuda a tratar e prevenir manchas escuras, sendo um tipo de tratamento complementar para melasma.
Aproveite e leia também nosso conteúdo sobre os tipos de manchas na pele, onde explicamos as diferentes formas que elas podem aparecer na cútis e como cuidar de cada uma!
3. Ajuda na saúde da pele acneica
Outra função da niacinamida é que ela regula a produção de sebo da pele, consequentemente reduzindo a dilatação dos poros, controlando o surgimento da acne e acalmando as irritações e inflamações causados por ela.
4. Previne o envelhecimento
A niacinamida tem duas funções de suma importância na prevenção ao envelhecimento cutâneo precoce:
- Reduz os danos ao DNA celular: o ativo protege e auxilia no processo de regeneração do DNA das células, impedindo que elas entrem em oxidação antes do tempo;
- Ação antioxidante: responsável pelo combate aos radicais livres, moléculas instáveis que aceleram a oxidação das células e, consequentemente, favorecem o amadurecimento precoce da cútis.
Quem pode usar a niacinamida?
A niacinamida pode ser usada em todos os tipos de pele: seca, oleosa ou acneica, mista e normal. Aliás, o ativo é altamente recomendado para quem possui maior sensibilidade, manchas e até rosácea na cútis, devido a suas funções hidratantes, reguladoras e regeneradoras.
Como usar a niacinamida?
Devido às inúmeras funções da niacinamida, é possível encontrá-la em diferentes fórmulas próprias para aplicação na pele. A principais são:
Séruns faciais
Uma das maneiras mais comuns de encontrar a niacinamida é na forma de séruns faciais, normalmente misturadas a outros ativos. Sendo assim, a concentração de nicotinamida presente nas fórmulas variam de 2% até 10%, sendo que quanto maior a porcentagem, mais necessário será o uso com orientação de um dermatologista.
Os produtos são normalmente adicionados à rotina de skincare, como complemento à limpeza e proteção. Algumas das fórmulas mais comuns em séruns com niacinamida possuem os seguintes ativos:
- Vitamina C: potencializa a ação antioxidante, combatendo os radicais livres e prevenindo a oxidação da pele;
- Retinol: potente aliado da niacinamida no combate ao envelhecimento precoce da cútis;
- Ácido salicílico: função anti-inflamatória reforçada, ideal para peles acneicas e sensíveis;
- Ácido hialurônico: potencializa a hidratação e proteção da derme, além de combater rugas;
- Zinco: os séruns que unem este elemento à niacinamida ajudam a controlar a oleosidade e fortalecer a barreira cutânea;
- Gluconolactona: a combinação desta substância é ideal na redução e combate às manchas, melasmas, e também das rugas.
Aproveite e leia também nosso conteúdo completo sobre o uso de séruns faciais no skincare, e aprenda a aplicá-lo da forma correta em sua pele e aproveitar ao máximo seus benefícios!
Hidratantes faciais
Devido ao seu alto poder de hidratação, a niacinamida está presente em muitas fórmulas de hidratantes faciais, seja em forma de creme ou gel. Portanto, eles podem ser usados diariamente e é possível encontrar opções para todos os tipos de pele.
Protetor solar
Outra forma de incluir a niacinamida na sua rotina de skincare é utilizando fotoprotetores que tenham o ativo em sua fórmula. Ela ajuda a fortalecer ainda mais a proteção contra os danos causados pelo sol — principalmente manchas e oxidação das células.
Tônicos faciais
Os tônicos faciais são feitos a base de água e possuem fórmulas que equilibram o pH do rosto. Pela alta capacidade de solubilidade da niacinamida, ela pode ser adicionada como componente de alguns tônicos com função antioxidante, por exemplo, para complementar a limpeza da pele na rotina de skincare.
Pode usar niacinamida todos os dias?
Não há nenhum tipo de restrição quanto ao uso diário da niacinamida. Porém, é importante frisarmos que o uso de dermocosméticos deve ser feito com a recomendação de um profissional. Isso porque o dermatologista indicará com mais precisão a quantidade correta do ativo para sua pele, sem causar danos ou agravar condições que ela já apresenta.
O que é melhor: niacinamida ou vitamina C?
Por terem funções semelhantes — como antioxidante e redutor de manchas — é comum que surja a dúvida entre qual ativo é mais benéfico para a pele: niacinamida ou vitamina C. Assim, ambos podem ser incluídos na rotina, podendo utilizá-los juntos.
Isso porque a niacinamida será mais potente no combate a oleosidade e inflamações, enquanto a vitamina C complementa o tratamento estimulando o colágeno que protege e hidrata a derme.
Independente dos cuidados que você esteja procurando para sua pele, a niacinamida pode ser uma boa forma de iniciar sua rotina de skincare, devido a sua versatilidade e compatibilidade com diferentes necessidades da derme.
Se você deseja conhecer outras substâncias benéficas para a saúde da cútis, confira também nosso post sobre ácidos para o rosto, onde explicamos os diferentes tipos, benefícios e formas de uso.
Continue nos acompanhando para conhecer mais formas de cuidar da sua derme do jeito que você e ela merecem!