5 Minutos de Leitura

Entenda mais sobre os benefícios de incluir ativos com ação antioxidante em sua rotina. Para conquistar uma pele saudável e livre dos sinais de envelhecimento precoce há certos hábitos que podem ser incluídos em sua rotina. Cuidados como proteção e hidratação tornam-se fundamentais, além de uma alimentação balanceada. Aliado de quem deseja uma pele mais saudável e rejuvenescida, o antioxidante é um passo muito importante, que atua combatendo o envelhecimento precoce.

Radicais livres e os antioxidantes

Para entender a função dos antioxidantes para a pele, primeiro é necessário conhecer os radicais livres e sua ação. Produzidos naturalmente pelo organismo, são moléculas instáveis capazes de causar danos às células e ao DNA. 

Sua produção excessiva, causada por agressões externas como poluição, estresse e radiação solar, tem poderosas consequências para a pele, como o envelhecimento precoce, flacidez e manchas. A Sociedade Brasileira de Dermatologia configura os radicais livres como um dos maiores causadores do envelhecimento cutâneo. 

Antioxidantes para a pele

Para controlar os danos causados pelos radicais livres, o organismo produz mecanismos capazes de neutralizar sua ação. Os antioxidantes, com a função de evitar o estresse oxidativo. 

Existem dois tipos de antioxidantes: enzimáticos e não enzimáticos. O primeiro, responsável por combater os radicais livres, são encontrados somente no próprio organismo. Como representantes, temos glutationa peroxidase, catalase e a superóxido dismutase.

Já o segundo grupo, é produzido organicamente, porém também podem ser obtidos através da alimentação e pelo uso tópico na pele. Os antioxidantes não enzimáticos mais conhecidos atualmente são os Beta-carotenos, Vitamina E, resveratrol e, é claro, a Vitamina C.

Quais são os benefícios dos antioxidantes para a pele?

mulher passando antioxidante no rosto

Além de ser um dos principais agentes no combate aos radicais livres, os antioxidantes são muito importantes para quem deseja uma pele saudável, mais firme e uniforme. Por isso, conheça os 4 principais benefícios dos antioxidantes para a pele:

1. Previnem os sinais de envelhecimento na pele

O colágeno é uma das principais proteínas presentes em nosso organismo. Responsável por garantir a sustentação dos tecidos, tanto internos quanto externos. Nos cuidados com a pele, é um aliado importante no combate ao envelhecimento. Mas o que isso tem a ver com os antioxidantes?

Bem, a Vitamina C, por exemplo, atua protegendo o colágeno contra a degradação causada pelos radicais livres. Além disso, também é importante no estímulo da produção natural de colágeno pelo organismo , o que configura mais um benefício, pois além de prevenir, combate o envelhecimento precoce!

2. Ajudam a uniformizar a tonalidade da pele

Ainda falando sobre Vitamina C, este antioxidante é um dos principais responsáveis pela revitalização da pele, tornando-a mais hidratada, rejuvenescida e uniforme, colaborando para o clareamento de manchas resultantes do acúmulo de melanina.

3. Aumentam a proteção da pele contra raios solares

O filtro solar ainda é o principal agente contra a radiação solar mas, quando aliado ao uso de antioxidantes, pode ter ação protetiva fortalecida. Para que você entenda melhor, os ativos antioxidantes agem contra os raios UV e infravermelhos, grandes causadores da oxidação da pele e envelhecimento precoce.

4. Blindam a pele contra efeitos nocivos da poluição

Outro benefício importante do antioxidante é que ele protege a pele contra os efeitos prejudiciais da poluição. Aliado ao uso do protetor solar, atua formando uma barreira protetora mais eficiente, o que ajuda a manter a pele longe dos .

Quando começar a usar o antioxidante na rotina diária?

mulher com uso de antioxidante

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, os antioxidantes não possuem restrições quanto ao uso. Por isso, são indicados o quanto antes! Contudo, aos trinta anos a degradação de colágeno é acentuada, sendo nessa faixa etária em que os dermatologistas começam a recomendar o uso desses ativos. Assim que incluídos no tratamento de skincare, é possível perceber os seus benefícios 

É possível usar antioxidante com o protetor solar?

Sim, é possível. Como ele possui uma ótima competência de complementar a proteção – o uso aliado ao protetor solar não é só possível , como indicado diariamente. . Enquanto o protetor protege a pele dos radicais livres, os antioxidantes combatem os efeitos prejudiciais desses na pele.

Como incluir o antioxidante na rotina de skincare?

De modo geral, os antioxidantes podem ser incluídos de duas maneiras na rotina. A primeira, como dito anteriormente, acompanhado do protetor solar, logo pela manhã. Nesse caso, é ideal que o produto seja aplicado antes do protetor e após a limpeza da pele.

A outra forma, que também é efetiva, trata-se de incluir o antioxidante nos cuidados noturnos. Assim como pela manhã, esse período também requer uma limpeza adequada e hidratação apropriada. Veja:

Período da manhã:

  1. Limpeza da pele;
  2. Aplicação de sérum hidratante;
  3. Aplicação do antioxidante;
  4. Finalização com protetor solar.

Período noturno:

  1. Remoção de maquiagem;
  2. Limpeza do rosto com sabonete específico para sua pele;
  3. Aplicação do antioxidante;
  4. Aplicação de hidratante anti-idade;

Em qualquer um dos casos, é muito importante que a hidratação ocorra de forma efetiva. Se você não souber qual o melhor hidratante para o seu rosto, os séruns podem ser uma alternativa interessante, já que são leves e possuem rápida absorção, evitando que a pele fique com aspecto pegasojo. Caso possua dúvidas, consulte o seu dermatologista. Ele será capaz de solucionar seus questionamentos e indicar o melhor produto para a sua pele.

Não deixe de conferir também as dicas do nosso guia sobre o fotoenvelhecimento: elas serão valiosas. Nos vemos no próximo conteúdo!

4/5 - (Total de avaliações: 4)