Seja na praia, piscina ou no dia a dia, a atenção para fotoproteção é indispensável. A todo momento estamos expostos à luzes ultravioletas que podem agredir nossa pele. Assim, para evitar as queimaduras na pele e diminuir as chances do envelhecimento precoce, prevenir exposição solar é de suma importância, usando sempre chapéus e protetores solar quando necessário.
Mesmo em locais próximo ao litoral, é possível se proteger, mas sabemos que esquecer de passar protetor ou não lembrar de retocar são situações que podem acontecer com qualquer um. Por isso, separamos algumas dicas do que fazer em caso de queimaduras do sol. Confira nossas dicas!
O que fazer com queimadura de sol?
Não há uma fórmula de como curar queimadura de sol rápido, mas existem algumas ações que podem ser tomadas para amenizar o incômodo ou as sequelas dessas queimaduras, quando são superficiais.
Não use sabonete ou esfoliante na pele sensível
Produtos de limpeza e higiene no geral podem fazer mal a pele que está queimada, por isso, na hora do banho não use sabonetes ou outro produto na região. Não esfregue esponjas ou toalhas também, isso pode machucar a pele. Use apenas água para lavar, e deixe a pele secar naturalmente.
Refresque a pele e a região da queimadura
O primeiro passo a se fazer deve ser tomar um banho refrescante, porém, sem usar produtos de higiene como mencionamos, deixe a água correr pela pele por bastante tempo, de forma que refresque a região. No mínimo 5 minutos, dessa forma as camadas da pele vão esfriar e então diminuir os danos.
Hidrate bem a pele e beba água!
Tanto a parte interna como externa do seu corpo devem estar bem hidratados, portanto, use sempre cremes e loções hidratantes na pele do corpo e rosto. Géis e cremes pós-sol fazem toda a diferença, procure opções à base de plantas ou opções calmantes.
Use o creme na pele pelo menos 1 vez ao dia. E claro, o consumo de pelo menos 1,5L de água é indispensável.
Tenha uma boa alimentação: foco na cicatrização!
Já falamos que o consumo de água é fundamental, mas não apenas água: O corpo precisa de vitaminas e nutrientes para recuperar a pele, e uma ótima opção é adotar uma dieta com foco em alimentos cicatrizantes. Entre os alimentos mais indicados estão:
- Legumes: beterraba e cenoura
- Verduras: couve, escarola e espinafre
- Frutas: acerola, kiwi, tomate e frutas vermelhas;
- Carnes magras;
- Peixes: atum, salmão, bacalhau e frango;
- Leite e iogurte;
- Ovo;
Evite ao máximo alimentos industrializados, eles atrapalham o processo de cicatrização.
Evite novas queimaduras: proteja-se!
Para quem já está com a pele sensível por queimaduras solares, é crucial se proteger e evitar que elas se agravem. Algumas medidas que podemos ter são:
- Evitar ambientes abertos entre os horários das 10 às 16h;
- Ficar na sombra;
- Usar roupas com proteção UV;
- Usar boné ou chapéu com aba larga;
- Usar protetor solares;
O que passar na pele queimada do sol?
Existem algumas alternativas naturais, caseiras ou com produtos que já temos em casa, que podem amenizar o incômodo e a aparência das queimaduras.
Água fria: sempre refresca e limpa
Usar água fria ou gelada na região da queimadura é uma alternativa muito usada, pois traz conforto e alívio. Use a compressa ou algodão úmido, deixe em contato com a pele por 10 a 15 minutos. No caso da compressa, se aumentar de temperatura, já pode trocar por outro gelado.
Água termal para recuperar tecidos
Essa solução também pode ser aplicada na pele para incentivar a reposição de sais minerais, recuperar tecidos, hidratar a pele e equilibrar o pH. Pode ser usado com auxílio de um algodão, repetidas vezes ao longo do dia.
Pepinos para reidratar a pele
O pepino é rico em água e hidrata a pele, para usá-lo você deve cortar pepino em finas rodelas e espalhar na pele com queimaduras de sol. Depois de alguns minutos já é possível sentir alívio. Por isso, essa é uma opção rápida e fácil para aliviar o desconforto das queimaduras do sol.
Argila contra a vermelhidão
Argila tem ação cicatrizante e anti-inflamatória. Para isso, dissolva um pouco de argila com água e aplique na região com queimadura, depois de duas horas lave levemente a região. Use argila verde para melhorar a vermelhidão.
Use chá gelado de camomila
Para aliviar a sensação de ardor, podem ser aplicadas compressas de água fria, ou usar gaze. Usar chá gelado de camomila pode ser uma boa opção, pois tem ação calmante na pele. Molhe a gaze ou um pano limpo no chá, tire o excesso e aplique na pele. A camomila também tem propriedades cicatrizantes.
Gel de Aloe Vera com ação calmante
Também conhecida como Babosa, Aloe Vera tem propriedades calmante, cicatrizante e hidratante. Está presente em diversos produtos e pomadas e pode ser usada para aliviar queimaduras do sol. Uma opção é utilizar o gel presente no interior das folhas. Esse gel pode ser aplicado na gaze em contato com a pele. Troque pelo menos duas vezes ao dia.
Queimadura de sol com bolhas: o que fazer?
Caso identifique aparição de bolhas na pele, causadas pela queimadura do sol, o mais indicado a se fazer é procurar ajuda médica. As bolhas são sinais que indicam uma condição mais grave, podendo ser um dos sintomas de insolação solar.
Caso não consiga ir a um hospital de imediato, existem opções a se fazer para amenizar a situação, mas essas ações não substituem a necessidade de ir ao médico. Lave a região com água corrente, pelo menos uma vez ao dia. A água estando fresca ou em temperatura ambiente irá aliviar a sensação de ardor.
Se a bolha romper, limpe com água corrente, e pode ser usado um creme com antibiótico. Sempre manter a ingestão de água, pois o corpo precisa estar hidratado. Aguarde a bolha desaparecer, depois disso, tenha atenção ao cuidado das pele, mantendo a hidratada.
O que não fazer em caso de queimaduras solares?
A exposição ao sol deve ser evitada ao máximo, pois sua pele ainda não se recuperou, se for ao sol novamente, piorará o grau da queimadura. E, como já falamos, usar produtos de higiene como sabonete, podem fazer mal à pele.
Não se indica estourar bolhas, pois dependendo da situação, pode causar infecção. Quando a pele começar a descascar, não retire pedaços. Apenas hidrate a pele, dessa forma melhorará a aparência da pele e não vai agredir a camada nova que se formou por baixo.
Essas são as principais orientações a respeito de como cuidar da pele após sofrer de queimaduras do sol. Tenha atenção aos horários de pico do sol, e sempre leve uma opção de protetor solar para onde for. Outro ponto que merece atenção é o envelhecimento precoce, entenda mais sobre o assunto visitando nosso conteúdo sobre fotoenvelhecimento, o que é e como proteger a pele.
Se você se interessa por cuidados com a pele e prevenção, vai adorar nosso blog. Nele você encontra dicas de cuidados com a pele, cabelo, proteção solar e lifestyle, então continue navegando!