A pele do rosto está exposta o tempo todo a diversos elementos que podem afetá-la de forma negativa — como sol, poluição e sujeira. É por isso que as rotinas de skincare vêm cada vez mais ganhando adeptos que visam proteger e tratar a derme desses fatores.
Independente do seu tipo de pele, os cuidados diários são essenciais. Mas não basta apenas aplicar produtos de limpeza e hidratação em ordem aleatórias na pele para ela estar devidamente tratada, a ordem do skincare importa muito!
Para te ajudar a passar os produtos na sequência certa, preparamos esse guia com 5 passos simples que vão simplificar seus cuidados com a pele.
Continue a leitura e fique por dentro!
1º passo: faça a limpeza da pele
O primeiro passo da ordem do skincare é a limpeza. Essa etapa é super importante e jamais deve ser negligenciada, pois é aqui que toda a sujeira e oleosidade acumulada na região durante o dia é reduzida, garantindo uma boaabsorção dos produtos que serão aplicados na derme.
Para escolher o produto correto, certifique-se de que ele atenda as necessidades do seu tipo de pele — seja oleosa, mista, seca ou sensível. Você pode usar um sabonete em barra, em gel, líquido ou em espuma.
Leia sempre o rótulo do produto e prefira aqueles com ingredientes limpos.
2º passo: complemente a limpeza
Por vezes, só a limpeza com o sabonete não é o suficiente para eliminar as impurezas em todas as camadas da pele. Por isso, o segundo passo da ordem do skincare é complementar a higienização com produtos que tenham uma ação mais profunda nos poros. Existem três opções muito úteis que você pode investir conforme as suas necessidades:
- Tônico facial: ajudam a equilibrar o pH da pele e eliminar oleosidade — muito indicado para peles mistas e oleosas;
- Esfoliante: limpa profundamente os poros, mas deve ser usado com cautela. Evite o uso se sua pele é sensível demais;
- Água micelar: também funciona como demaquilante e é muito eficiente em peles oleosas e com marcas de acne.
Aliás, já falamos sobre a água micelar aqui no blog, com um guia completo sobre o produto, seus componentes, benefícios e como usá-lo. Confira o post para conhecer mais sobre essa solução de limpeza incrível!
3º passo: aplique dermocosméticos
Após completar a limpeza, o terceiro passo da ordem do skincare é aplicar dermocosméticos. Aqui, vale avaliar o que a sua pele precisa agora: ela tem uma tendência a ser acneica? Existem manchas causadas por espinhas? Existem produtos específicos que atendem a essas necessidades de forma eficiente.
Alguns deles são:
- Ácido hialurônico: hidrata e lubrifica a pele, mantendo o brilho saudável e a firmeza em dia;
- Ácido retinóico: derivado da vitamina A, ele trata manchas e ajuda a reduzir sinais de envelhecimento;
- Vitamina C: tem ação antioxidante, estimula a produção de colágeno e potencializa a proteção do filtro solar;
- Ácido salicílico: possui ação anti-inflamatória e reduz a oleosidade, sendo um dos mais indicados para pele acneica;
- Ácido glicólico: reduz poros, rugas, manchas e cicatrizes causadas pela acne. Você deve usar à noite, pois ele deixa a pele sensível.
Vale lembrar que o uso destes produtos deve ser acompanhado por um profissional, pois as dosagens incorretas ou a mistura de certos componentes podem acabar causando danos à sua pele.
4º passo: faça a hidratação da pele
Com a pele devidamente tratada, o quarto passo na ordem do skincare é a hidratação. Essa hidratação é importante para todos os tipos de pele, seja mais seca ou oleosa.
Depois de toda a limpeza e abertura de poros, a hidratação ajuda a suavizar irritações, melhorar a textura e recuperar a umidade da pele.
E assim como em todos os processos anteriores, aqui também é importante usar o produto correto para a necessidade da sua pele: considere que quanto mais densa a textura do hidratante, mais seca a pele precisa ser para recebê-lo.
5º passo: aplique o filtro solar
O quinto e último passo — mas não menos importante — é a proteção solar! Nunca é demais reforçar que o filtro solar jamais deve ser negligenciado na sua rotina de skincare, mesmo quando o céu estiver nublado.
Além de proteger contra os raios UVA e UVB, ele ajuda a reduzir os efeitos colaterais da luz visível de telas de celulares, TV e outros aparelhos eletrônicos.
A escolha do fator de proteção — entre 30, 50, 70 e outros — deve ser feita conforme a tonalidade da sua pele e se ela apresenta manchas, sensibilidade ou alguma outra condição.
Hoje em dia, existem fórmulas de protetor solar para todos os tipos de pele e fizemos um post falando sobre isso. Confira!
Em qual hora do dia devo fazer a ordem do skin care?
Bom, é possível realizar sua rotina de skincare tanto no período da manhã quanto à noite. Ambos os horários têm suas vantagens: de manhã, você tem o benefício de já despertar a pele do melhor jeito e à noite ela pode se recuperar mais tranquilamente durante o sono. Então avalie o que mais se encaixa no que você procura e comece por aí!
Por aqui, estamos sempre trazendo conteúdos que te ajudam a melhorar cada vez mais sua rotina de autocuidado.
Nos vemos em breve!