Ácido hialurônico: para que serve e como usar na sua pele?

O ácido hialurônico possui propriedades hidratantes e anti-idade, estimulando a produção natural de colágeno que já existe no organismo. Esse ativo também é responsável pela redução de rugas e linhas – já que é capaz de preencher os espaços entre as células e garantir a firmeza da pele. Conheça mais as vantagens que o ácido hialurônico pode oferecer e a melhor forma de adicioná-lo à sua rotina de cuidados.

Mas afinal, para que serve o ácido hialurônico?

A principal função do ácido hialurônico na rotina de cuidados é manter a hidratação da pele. Além disso, o ativo atua evitando os sinais do envelhecimento precoce, prevenindo a flacidez, as linhas e rugas. Outra vantagem superimportante do ativo é que, por ser produzido naturalmente pelo organismo, seu uso conta com baixa probabilidade de irritações e contraindicações.

Além de atuar como umectante, o ácido hialurônico também promove a retenção da hidratação na pele, prevenindo a perda que pode ocorrer devido a fatores externos, como a radiação solar, as mudanças climáticas e banho com água quente.

A produção natural do ácido hialurônico na pele é reduzida a partir dos 25 anos de idade – na maioria dos casos – e já nesses primeiros anos a formação de vincos e linhas são perceptíveis, por isso, a utilização de produtos à base do ativo é recomendada.

Conheça também os benefícios do poderoso Ácido Glicólico!

Como escolher o produto de ácido hialurônico?

Existem diferentes tipos de ácido hialurônico, que promovem benefícios distintos à pele. Por isso, é importante entender o peso molecular do ativo presente no produto utilizado, afinal, é ele que define seus benefícios.

As moléculas que apresentam baixo peso oferecem maior capacidade de penetração na pele, atingindo assim camadas mais profundas e benefícios mais intensos – como os de preenchimento mencionado acima. Já com o ácido hialurônico de alto peso molecular a atuação acontece na superfície da derme, formando uma verdadeira barreira de retenção da umidade por um tempo maior na pele, promovendo a hidratação.

Existem produtos, como os da Linha Hyaluage, que somam diversos tipos de ácido hialurônico, de alto e baixo peso molecular para uma ação mais completa na pele. Os produtos são uma ótima opção de tratamento para quem busca uma ação potencializada!

Ácido hialurônico na rotina de cuidados: como usar?

O especialista Renato Pinto afirma que os produtos formulados com ácido hialurônico podem ser incluídos nos cuidados com a pele durante o dia – sempre antes do filtro solar – ou no tratamento noturno.

“O ácido hialurônico exerce dois papéis principais: de hidratação, quando em alto peso molecular, e de preenchimento, quando em baixo peso molecular. Por isso, para garantir uma ação completa é fundamental pesquisar sobre os tipos de ativos que estão no seu produto.

Por ser uma substância naturalmente encontrada no corpo humano e não ter potencial irritativo para a pele, pode ser associado a outros ativos, como a vitamina C, para melhorar o viço; o retinol, para aumentar a renovação celular e estimular colágeno; ou ainda o ácido glicólico, com a finalidade de retexturização da pele. Como resultado, a pele fica mais suave, hidratada e com aspecto saudável.”

Uma rotina simples de cuidados que inclui o ativo começa com a limpeza, utilizando um produto adequado para o seu tipo de pele, passa para a hidratação com o ácido hialurônico e finaliza – em uma rotina diurna – com uma camada protetora de filtro solar. Mas, essa não é a única forma de adicionar os benefícios do composto em sua pele, então, confira 4 outras formas de utilizá-lo em sua rotina de cuidados.

Ácido Hialurônico na hidratação

A hidratação com o ativo é indicada para todos os tipos de pele, mas para incluí-lo em sua rotina, é essencial que você encontre o produto com a textura correta. Hidratantes com rápida absorção e textura fluida, por exemplo, são perfeitos para a pele oleosa. Já os produtos com textura mais densa, são ideais para peles que necessitam de hidratação mais potencializada.

Ácido Hialurônico para a área dos olhos

A percepção de rugas e linhas pode ser mais marcante na área dos olhos, por isso, adicionar um produto com ácido hialurônico em sua rotina de cuidados da região pode fazer total diferença na percepção de resultados. Formulações mais concentradas garantem hidratação, firmeza e estimulam o preenchimento das linhas finas.

Ácido Hialurônico para prevenção anti-aging

Em uma rotina de cuidados com foco na prevenção do envelhecimento cutâneo, o ácido hialurônico funciona como um provedor de firmeza e elasticidade para a pele. Para mais praticidade, aposte em um sérum preenchedor que, além das vantagens já mencionadas, ainda garante a hidratação de forma leve, que pode ser facilmente absorvida por diferentes tipos de pele.

Ácido Hialurônico no protetor solar

A fotoproteção não pode ficar de fora de nenhuma rotina de cuidados. Ao associar o ácido hialurônico ao filtro solar, é garantida a hidratação suave da pele, que promove a sedosidade sem estimular a oleosidade.

O ácido hialurônico é um ativo potente e indispensável para quem busca saúde, hidratação e elasticidade para a pele, além, é claro, de minimizar os efeitos do envelhecimento precoce, que ficam mais evidentes com o passar dos anos.

O Dermablog reúne as melhores dicas e informações de especialistas sobre os cuidados com a pele. Não deixe de conferir também nosso conteúdo sobre pele oleosa e aprenda a melhor forma de cuidar da sua!