É quase inevitável: quando o calor vai embora e as temperaturas caem, a pele do corpo fica mais ressecada. E o frio nem precisa ser muito rigoroso para a mudança ocorrer. Se existe uma propensão para o ressecamento, basta a temperatura cair um pouco para os primeiros sinais – aparência esbranquiçada, sensação de desconforto, vermelhidão e coceira – começarem a aparecer.
A combinação entre clima frio, baixa umidade do ar e vento intenso provoca a alteração da produção de oleosidade e da retenção da água na pele. Resultado: a proteção natural da derme fica comprometida e propensa ao ressecamento. Então, juntando isso aos banhos mais longos e mais quentes e aos cuidados inadequados e… adeus luminosidade e toque sedoso.
1. Como manter a pele hidratada no inverno: fique atenta ao banho
Sim, é delicioso aquecer corpo e alma embaixo do chuveiro. Mas a água quente ajuda a reduzir a proteção natural da pele, já afetada durante o inverno. Escolher bem a rotina de cuidados também é importante. Opte por um sabonete corporal que limpe com delicadeza e, de preferência, com ativos emolientes – eles fazem a formulação ficar ainda mais suave e adequada para esta época do ano.
2. Leve a hidratação para dentro do banho
Você costuma abandonar o ritual da hidratação pós banho? Não deve! Mas, uma dica é investir em uma maneira mais simples de manter a pele hidratada: adote um gel de banho. Sua fórmula é estrategicamente elaborada para potencializar a sedosidade da pele. Por isso, use-o para massagear o corpo limpo e úmido e enxágue o excesso na sequência.
Entre não aplicar nenhum produto hidratante e aplicar um gel de banho hidratante, pode ter certeza de que, ao optar pela segunda alternativa, você vai sofrer menos com a irritação e o desconforto. No entanto, vale lembrar que esse tipo de produto não substitui o creme ou loção hidratante tradicionais, que continuam sendo necessários na rotina de cuidados.
3. Escolha os ativos certos para manter a pele hidratada no inverno
Ureia e Glicerina, dois clássicos, são muito úteis na hora de hidratar uma pele ressecada. As Ceramidas e o Ácido Hialurônico (ativo tendência em formulações para o corpo) têm o benefício de ser altamente compatíveis com o nosso organismo e também esbanjam eficácia. Óleos e manteigas vegetais variados – de semente de uva, de rosa mosqueta, de karité, de manga, de amêndoas doces – assim como Pantenol e Vitamina E, apresentam função emoliente e ajudam a recuperar a hidratação. Aloe Vera é indicado quando o ressecamento está associado a uma pele atopica, que apresenta irritação.
Conheça os produtos para hidratação corporal Dermage. Formulados com principais ativos citados acima, contam com eficácia comprovada e são ideais para os cuidados com a pele durante o inverno.
O Hyaluage Body é um loção anti-idade corporal formulado com Ácido Hialurônico e Vitamina E, ideal para pele ressecada devido a mudança de clima que deseja retenção prolongada da hidratação na pele. Por outro lado, a linha Regenerage, é indicada para hidratação de peles sensíveis e sensibilizadas e que se beneficiam de uma ação calmante. Além de hidratar profundamente, os hidratantes da linha aliviam a sensação de coceira, irritação e vermelhidão.
4. Reveja o tipo de formulação
Sim, é possível obter uma hidratação intensa utilizando produtos com textura leve, como as loções – as formulações evoluíram tanto que hoje é possível agregar ativos poderosos a consistências muito delicadas. Apesar disso, os cremes mais densos e emolientes podem trazer conforto extra nesta época do ano para as peles necessitadas. Aplicou as dicas e a pele continua ressecada? Vale fazer a troca.
Para finalizar: quem tem dermatite atópica ou eczema – condições que provocam vermelhidão, irritações e até mesmo lesões – precisa ser ainda mais cuidadosa, pois este é um período em que elas tendem a se acentuar. Então siga todos os cuidados anteriores e faça um acompanhamento regular com o dermatologista. E assim será o jeito mais seguro de atravessar o inverno com a pele íntegra e saudável.
Confira nossa matéria sobre tipos de protetor solar e lembre-se, é muito importante proteger a pele, mesmo no frio.