5 Minutos de Leitura

Problemas com pele descamando? Essa descamação acontece com a eliminação das camadas mais superficiais da pele, ocasionada por diferentes situações, como estresse emocional, falta de hidratação e uso de produtos inadequados.

O fato é que todos os tipos de pele podem sofrer com esse problema, até mesmo as oleosas. No entanto, a boa notícia é que com os cuidados de skincare e produtos certos, sua pele pode se livrar dessa descamação, retornando a seu aspecto saudável e natural.

Deseja descobrir quais são esses cuidados? No conteúdo de hoje preparamos um conteúdo com 10 dicas para você cuidar e tratar da pele que está descamando! Confira a lista:

1. Sempre lave o rosto com água fresca

Lavar o rosto é sempre um dos primeiros passos de todo skincare, uma dica que nunca podemos deixar de reforçar é utilizar água fresca ou em temperatura ambiente para esse processo.

A derme é muito sensível e, ao entrar em contato com água quente, é possível que logo após a lavagem você sinta ela com aspecto mais ressecado, apresentando descamação nas regiões próximas à boca, testa e bochechas. Este cuidado também contribui para a redução da oleosidade do rosto que fica acentuada em casos de pele descamando.

2. Use sabonete facial para pele sensível

A escolha do sabonete com o qual você irá lavar o rosto é essencial para evitar o ressecamento e descamação da pele. Uma boa opção é escolher produtos específicos para peles sensíveis que possuem formulações com ação anti-inflamatória, cicatrizante e com ativos calmantes e naturais.

Os sabonetes faciais Compose Calêndula & Hamamelis e o Compose Camomila e Azuleno são opções Dermage que limpam sua pele delicadamente e ainda tem ação hidratante, controle de oleosidade e ainda são adstringentes e anti-inflamatórios.

3. Hidrate sua face diariamente

Sempre mantenha a sua pele bem hidratada, até mesmo em épocas com maiores sinais de oleosidade. O ideal é sempre usar hidrantes após as lavagens, durante o dia e a noite. O hidratante ajuda a manter a umectação natural da pele, prevenindo o excesso de oleosidade e descamação.

Para potencializar esses efeitos hidratantes você pode usar um sérum de vitamina C ou de ácido hialurônico e logo após passar um creme ou loção, para que sua pele fique selada, úmida e protegida.

Nesses casos, opte por um hidratante para pele oleosa, já que eles são formulados com ativos leves que cuidam do rosto delicadamente, regulando seu pH e textura.

4. Não esfolie o rosto

Apesar das “casquinhas” que a pele forma na descamação serem desconfortáveis, esfoliar o rosto pode proporcionar um efeito rebote na pele, aumentando a descamação e sinais de desidratação dela.

Os benefícios da esfoliação são muitos, entre os principais está uma pele livre de impurezas e com poros renovados, mas no caso de sinais de descamação, é melhor evitar qualquer tipo de esfoliação, seja ela química ou física.

Não interrompa ou remova a descamação, ela deve ocorrer naturalmente, tendo o cuidado de lavar o rosto apenas com água fresca, sabonetes ideais e hidratando-a dia e noite, além de aplicar as próximas dicas!

5. Evite tomar sol

A pele descamando fica mais frágil e seus cuidados em relação ao sol devem ser redobrados já que ela está mais sensível a queimaduras. Evite tomar sol entre as 10h e 16h e, se possível, sempre conte com o apoio de um chapéu ou boné além dos cosméticos fotoprotetores.

6. Use protetor solar mesmo em dias nublados

Sempre reforçamos o uso do protetor solar e não é por acaso, afinal, a radiação solar além de desequilibrar o pH da pele é um fator que auxilia no aparecimento de rugas e acne. Para peles descamando, o uso do protetor deve sempre ser reforçado, já que a pele estará mais sensível e suscetível a queimaduras.

Você pode optar por um protetor solar para pele oleosa que possui formulação mais fluida, toque seco e não pesa, além de também conter ativos que equilibram o pH da pele.

7. Não tire as casquinhas que se formam

A pele descamada está sensível e, ao remover as casquinhas, você está deixando ela mais vulnerável e exposta. Afinal, a pele não finalizou seu processo de cicatrização e regeneração.

Outra consequência de removê-las é o aparecimento de marcas e manchas na pele. Então nada melhor do que, neste momento, deixar que sua renovação ocorra naturalmente.

8. Beba água e se alimente bem

Beber água auxilia na redução dos sinais de desidratação da pele, além de auxiliar ela no processo de recuperação da descamação. A hidratação com cosméticos é indispensável, mas cuidar da pele de dentro para fora também é importante.

Além da água, a alimentação também é um fator que influencia no quadro de descamação da pele. Existem diversas vitaminas que completam a sua rotina de cuidados e podem ser encontradas em diversos alimentos. Bem como podem ser adicionadas na dieta através de uma suplementação de nutricosméticos.

9. Consulte-se com um profissional dermatologista

Todos os cuidados dessa lista são indispensáveis para cuidar da pele descamando. Mas, aos primeiros sinais de vermelhidão, coceira intensa, bolhas, fissuras ou escamas brancas na pele é ideal que você procure um dermatologista, evitando agravamento do problema.

10. Sempre faça seu skincare

Ter uma rotina de cuidados com a pele diária evita diversos problemas como o surgimento de acne, aumento da oleosidade, ressecamento excessivo, queimaduras e manchas na pele. Selecionar os produtos certos para o seu tipo de pele, usá-los na ordem correta e diariamente é um dos segredos para uma pele bem cuidada.

Agora que você já sabe como tratar e evitar que sua pele fique descamando, siga sua leitura em nosso post sobre produtos que farão você dizer adeus para a oleosidade em todas as épocas do ano!

Aqui no blog da Dermage sempre trazemos dicas sobre produtos, lifestyle e cuidados com a pele e cabelos.

Nos encontramos no próximo post!

Avalie este post