A pele seca é um tipo de pele manifestado entre homens e mulheres de todas as idades ao redor do mundo. As características cutâneas podem sofrer alterações ao longo dos anos, decorrentes de alterações hormonais, climáticas, entre outros fatores. Os principais sinais que sua pele pode estar passando por um período seco são coceira frequente, maior sensibilidade e textura áspera, por exemplo.
Existem diversos fatores, externos e internos do organismo, que podem tornar a pele seca: baixa umidade do ar, clima frio, banhos muito longos e/ou muito quentes, desidratação, deficiência de vitamina A e D, uso de produtos inadequados, exposição prolongada ao sol, fatores hormonais e também a ingestão de alguns medicamentos.
Sendo a pele seca uma condição permanente para você , ou uma alteração referente a um momento específico da vida, é importante entender quais cuidados podem oferecer mais hidratação e saúde para ela. Por isso, venha conferir os 6 cuidados essenciais com a pele seca aqui no Dermablog!
1. Cuidado com o atrito excessivo
Se você tem o costume de tomar banho utilizando escovas corporais, acessórios de limpeza facial ou buchas abrasivas para ajudar na limpeza, bom, saiba que junto com os resíduos é possível que você também esteja removendo a camada protetora da pele que a mantém hidratada.
Devido a suas cerdas e fibras, toalhas e buchas agem como um esfoliante físico quando esfregadas excessivamente sobre a pele, e assim o atrito causado pode acabar retirando a hidratação necessária para uma pele equilibrada.
2. Priorize banhos mais curtos e menos quentes
Outro costume que pode afetar a hidratação da sua pele e deixá-la seca são os banhos muito quentes e demorados, tomar banho com a água em temperatura muito alta pode comprometer a oleosidade natural que faz parte da camada protetora da pele.
A recomendação é utilizar a temperatura entre 29°C e 38°C, intervalo que se assemelha à nossa temperatura corporal padrão. Banhos mais rápidos também são ideais!
3. Aposte em produtos próprios para pele seca
Junto a evitar banhos muito quentes e longos, certifique-se também de usar sabonetes apropriados para a hidratação e cuidado com a pele seca. Procure por sabonetes que tenham propriedades hidratantes, ou mesmo sabonetes neutros. Esse tipo de produto ajuda a pele de forma mais completa, já que limpa sem agredir a camada protetora e sem ressecar.
Dica extra: Na hora de lavar as mãos durante a rotina, pode ser um diferencial investir em produtos menos agressivos. Por estarem sempre em constante exposição, elas precisam ser lavadas com mais frequência. Assim, o uso de produtos que não oferecem essa neutralidade e hidratação extra pode levar a um aspecto áspero e desconfortável nas mãos.
4. Seja adepta da hidratação diária
Além disso, outra boa recomendação é o uso diário de loções hidratante corporal e facial. Essa rotina de cuidados ajuda a reduzir a coceira e a sensibilidade, repõe nutrientes perdidos e ajusta os níveis de oleosidade necessários para tratar a pele ressecada.
Esteja ciente de procurar pelo hidratante ideal para cada parte do corpo. Se a pele seca aparece com maior evidência no rosto, busque hidratantes faciais e protetores solares que ajudem a promover o equilíbrio da pele. Essa dica vale para qualquer parte do corpo, afinal, cada sessão apresenta necessidades diferentes!
5. Atenção ao ar condicionado
O ar condicionado retira a umidade natural do ar para produzir uma barreira gelada no ambiente. Esse processo resulta na perda de água por evaporação e pode causar o ressecamento extremo da pele, sistema respiratório e garganta.
A dica é evitar a presença constante e prolongada em locais resfriados por aparelhos de ar condicionado, se manter longe de suas saídas de ar e utilizar um umidificador para neutralizar o efeito do ar-condicionado.
6. Mantenha uma rotina constante de visitas ao dermatologista
Essa é a principal dica da lista e deve ser seguida por todos os tipos de pele: procure um dermatologista para descobrir os cuidados ideais para a sua pele.
Agora que você já conhece quais são os principais cuidados com a pele seca, aproveite também para descobrir, aqui no Dermablog, as melhores máscaras faciais para cada tipo de pele — afinal, elas também podem ajudar na hidratação.