4 Minutos de Leitura

A pandemia da COVID-19 trouxe diversas dúvidas sobre os efeitos que esse vírus pode causar em nosso organismo. Dentre as sequelas mais comuns deixadas pela COVID-19, a queda de cabelo aparece em cerca de 25 a 30% dos pacientes que se recuperaram da doença.

Por isso, se você percebeu que a queda dos seus fios aumentou após se contaminar com o vírus, não se preocupe. Há tratamentos que podem te auxiliar a recuperar a força dos seus cabelos. Continue a leitura e aprenda dicas para a prevenção da queda de cabelo pós-covid!

Por que há queda de cabelo pós-Covid?

Em geral, a queda de cabelo é algo bastante comum e você entende mais sobre o assunto em nosso post sobre as causas, prevenção e tratamento da queda de cabelo, mas além dos fatores trazidos nesse post também temos um fator externo que leva ao aumento da queda de cabelo: o coronavírus,

Olhando diretamente para essa doença e analisando tanto os efeitos imediatos quanto suas sequelas e, claro, os efeitos do vírus no organismo humano, é possível ter alguma ideia de como é sua ação no couro cabeludo. E entre as principais sequelas deixadas pelo corona estão:

  • Fadiga;
  • Dor de cabeça;
  • Dificuldade de atenção;
  • Falta de ar;
  • Queda excessiva dos fios de cabelo.

Em um quadro de saúde normal e sem o vírus, a queda de cabelo também pode acontecer, mas quando o problema é relacionado a COVID-19 propriamente, ocorre o eflúvio telógeno que, segundo a PEBMED, é caracterizado pela perda de fios de forma difusa, quando não afeta apenas uma única área do couro cabeludo.

Além dos fatores já citados, pode ocorrer também quando existe algum tipo de trauma, deficiência nutricional, doenças endócrinas e até mesmo com o uso de drogas.

Durante o período efetivo de infecção, a pessoa acaba passando por todos os estágios citados acima. Então, quando isso ocorre, o corpo retira nutrientes básicos das unhas e dos fios de cabelo para combater o vírus. Por isso, o organismo acaba modificando seu ciclo capilar normal. Ciclo esse dividido em três fases:

  • A fase de crescimento, chamada de anágena;
  • A fase de degradação, chamada de catágena;
  • A fase de repouso, chamada de telógena.

É possível tratar a queda de cabelo pós-covid?

Mesmo afetando significativamente até mesmo o crescimento de novos fios, e mesmo após meses de recuperação e continuidade significativa na queda de cabelo, é possível reverter esse quadro e trazer de volta a beleza antes presente nas madeixas.

Apesar de muitos desses tratamentos não precisarem propriamente de um médico, é altamente recomendável a consulta com um especialista/dermatologista para definir com precisão cada uma das opções de tratamento e também ajudar, com olhar profissional, a realização desse retorno ideal do ciclo capilar.

Como tratar queda de cabelo pós-Covid?

A queda de cabelo pós-covid não é permanente, podendo durar cerca de até seis meses após a recuperação, mas pode ser duradoura, somada ou não a outros fatores relacionados à queda de cabelo. Caso seja apenas o quadro de infecção, as chances de retorno do cabelo à fase normal pode ocorrer relativamente mais tranquila.

Alguns dos possíveis tratamentos que podem ser feitos para o cabelo parar de cair são o uso de substâncias tópicas ou orais, separadamente ou em conjunto, assim como o consumo de complexos/suplementos vitamínicos para o fortalecimento dos fios. Tome apenas alguns cuidados básicos e opte sempre por uma mudança de certos hábitos diários, como:

  • Evite lavar os cabelos com muito frequência;
  • Evite tinturas, produtos químicos, alisamentos e outros;
  • Mantenha uma dieta mais regrada e nutritiva focada no fortalecimento dos fios.

Quando é preciso se preocupar com a queda de cabelo pós-Covid?

Caso o problema de queda permaneça por um tempo maior que o previsto e também apresentando fios mais finos, a melhor opção é procurar um endocrinologista para um exame mais aprimorado.

Mesmo não tendo relação direta com a infecção de COVID-19, existem alguns problemas que também podem causar a queda de cabelo e que exigem muita atenção, como:

  • Problemas hormonais;
  • Menopausa ou andropausa;
  • Alimentação irregular;
  • Anemia.

Procure sempre por um médico especialista!

Trate com muito cuidado esse tipo de problema e não se deixe levar por remédios ou produtos milagrosos. Consulte-se apenas com profissionais especializados nesse tipo de caso e, não apenas para ajudar a recuperar o brilho e a força dos cabelos pós-covid, mas também para identificar outros tipos de disfunções que possam estar afetando seu couro cabeludo e saúde em geral.

Espero que nosso texto tenha sido bastante informativo e que tenha respondido suas perguntas e nós vemos na próxima!

Referências:

Avalie este post