Você conhece o seu tipo de pele?
Ao longo dos últimos anos vem-se observando um aumento da preocupação com a saúde da pele, cabelo e unhas. Isso reflete na quantidade de matérias, dicas e conteúdo que é produzido sobre esses temas.
É farta a quantidade de conteúdo sobre cuidados com a pele, entretanto, antes de consumir informações, é necessário entender qual seu tipo de pele e qual são as suas necessidades.
Os cuidados com a pele são individuais, e os tratamentos e produtos utilizados na rotina devem considerar o seu tipo de pele.
Este texto foi feito para você que quer saber como cuidar melhor de sua pele e deseja entender qual seu tipo de pele e produtos são mais adequados para ela.
Tipos de pele
Cada tipo de pele vai apresentar características muito singulares, que vão desde a textura, até aspectos como oleosidade, propensão a manchas, cravos, acne e outros.


Inúmeros fatores podem influenciar o tipo de pele de uma pessoa. Eles podem se dividir em fatores endógenos (internos, que estão relacionados à processos que ocorrem dentro do nosso corpo) e fatores exógenos (que estão relacionados à influência de fatores de fora do nosso corpo).
Dentre os fatores internos, temos:
● Aspectos genéticos: o fator genético pode determinar muitos aspectos da sua pele, até mesmo se ela tem tendência a envelhecimento biológico ou não, se há facilidade no processo de renovação celular e outros. É importante diferenciar o envelhecimento biológico do precoce, que é aquele influenciado por fatores externos.
● Aspectos hormonais: os hormônios tendem a mudar de nível de acordo com o dia do mês, principalmente se você é mulher. Você pode notar que, por exemplo, quando a mulher está no período pré-menstrual (TPM), sua pele pode ficar um pouco mais sensível que o normal. E esse é um motivo pelo qual não se deve realizar procedimentos como limpeza de pele nesse período.
Ao falarmos sobre fatores externos, ou exógenos, temos como principais agentes:
● Temperatura: este fator tem total controle em processos como geração de suor pela pele: sob temperaturas mais quentes, as glândulas podem produzir mais suor, o que deixa a pele mais propensa ao surgimento de acne, mais oleosa e úmida. Já no frio, pode-se notar que a pele fica um pouco mais seca. Em casos de frio extremo, ela pode até ressecar, o que demanda maiores cuidados com hidratação.
● Radiação solar: este fator é responsável pelo processo de envelhecimento ou oxidação das células, ou seja, promove a produção de radicais livres nas células que compõem a pele. A exposição solar excessiva e sem proteção pode desenvolver uma oleosidade maior a longo prazo e promover o envelhecimento precoce da pele.
● Alimentação: você já deve ter ouvido falar que uma dieta equilibrada faz bem para a pele. Alimentos ricos em proteínas, vitamina C e em antioxidantes auxiliam na manutenção de uma pele saudável.
Existem também fatores químicos que alteram as características da pele. Eles são desencadeados, na maioria das vezes, por procedimentos estéticos inadequados.
É importante avaliar qual seu tipo de pele: se ela é sensível, seca, oleosa ou mista.
E, mais que isso, identificar quais fatores dos citados acima colaboram para que sua pele tenha ou não o aspecto desejado.
Abaixo, você verá a caracterização de cada tipo de pele e alguns produtos que podem ser usados em cada um desses tipos.
Pele sensível
Esse tipo de pele é o que as pessoas mais se identificam porém, muitas vezes há uma confusão entre o que é pele irritada e pele sensível, em virtude da grande quantidade de produtos que são usados de forma equivocada.


Hábitos como passar ácido salicílico no rosto com frequência acima da recomendada pode trazer uma irritação indesejada na pele e, consequentemente, causar uma sensibilização temporária da pele. Essa análise precisa ser feita com cautela, para não gerar um diagnóstico incorreto.
Também chamada de intolerante e reativa, esse tipo de pele frequentemente reage de forma mais intensa que os outros tipos de pele aos produtos químicos e cosméticos em geral.
Essa reação da pele aos cosméticos comuns nada mais é que a resposta autoimune da pele para o que é usado.
Se você frequentemente nota que sua pele descama, coça, fica avermelhada, áspera e/ou sente uma sensação de repuxar a pele mesmo em casos em que não houve uso de produtos químicos pesados, você pode ter uma pele sensível.
Se você tem a pele sensível, com certeza passa ou já passou pelo desconforto na hora de testar produtos e pela dificuldade de encontrar um adequado para o seu tipo de pele.
A seguir, serão apresentados alguns produtos que foram feitos para pessoas que possuem pele com essa característica.
Produtos para pele sensível
Existem formulações de alta eficácia e baixa irritabilidade que servem de base para produtos feitos para tipo de pele sensível. Podemos destacar a Linha Regenerage da Dermage, que foi desenvolvida especialmente para a pele sensível e sensibilizada.
É uma linha hipoalergênica, ou seja, elaborada com compostos que têm menos riscos de gerar uma reação alérgica, situação muito comum em tipos de pele sensíveis. A linha tem três produtos principais: o Balm Corporal, o Hidratante labial e o Balm Hidratante para a face.
O Balm Corporal, assim como o facial, é rico em Alantoína. A alantoína é um potente composto que proporciona a regeneração celular rápida, cicatriza feridas, hidrata a pele e diminui os poros.
Além da alantoína, pode-se encontrar nos produtos dessa linha:
● Ceramidas: diminuí a perda de água pela pele e a mantém hidratada e protegida;
● Pantenol: auxilia no processo de regeneração e cicatrização celular e na hidratação;
● Manteiga de Karité: deixa a pele uniformizada e com a textura mais suave;
● Vitamina E: possui ação antioxidante, previne o envelhecimento precoce da pele.
Além desses citados, os produtos possuem prebióticos, que são ativos que potencializam o crescimento da flora bacteriana da pele e reduzem a presença de bactérias ruins capazes de desencadear processos alérgicos.
Você deve tomar alguns cuidados como por exemplo sempre fazer o uso desses produtos com a pele limpa e manter a regularidade, pois os resultados tendem a ser potencializados com uso prolongado.
Pele seca
Quem apresenta esse tipo de pele normalmente relata descamação, pele esbranquiçada, repuxada, além de vermelhidão e até rachaduras leves a profundas. Outras características como falta de luminosidade e ardor também são registradas.


Assim como existe a confusão entre pele sensível e irritada, existe também entre pele seca e pele desidratada.
Mais uma vez, a pele desidratada ocorre mais de forma pontual, se a temperatura ficar muito baixa, com a alta exposição ao sol e falta de hidratação.
Assim, a pele desidratada é mais uma condição (momentânea) e a pele seca é uma tendência mais estável.
Esse tipo de pele ocorre principalmente em virtude da baixa produção de óleos pelas glândulas sebáceas. Ou seja, há uma hidratação natural insuficiente.
Se você tem a pele seca, pode sentir desconforto principalmente para achar uma maquiagem adequada ao seu tipo de pele ou até mesmo se sentir frustrado por notar sua pele nitidamente esbranquiçada.
O mais recomendado nesses casos é o uso de produtos que tenham potente ação de hidratação, como os cremes mais densos no geral.
Segue abaixo algumas indicações de produtos que podem ser usados e abusados se sua pele tem aspecto seco.
Produtos para pele seca
Assim como existe a confusão entre pele sensível e irritada, existe também entre pele seca e pele desidratada.
Mais uma vez, a pele desidratada ocorre mais de forma pontual, se a temperatura ficar muito baixa, com a alta exposição ao sol e falta de hidratação.
Assim, a pele desidratada é mais uma condição (momentânea) e a pele seca é uma tendência mais estável.
Esse tipo de pele ocorre principalmente em virtude da baixa produção de óleos pelas glândulas sebáceas. Ou seja, há uma hidratação natural insuficiente.
Se você tem a pele seca, pode sentir desconforto principalmente para achar uma maquiagem adequada ao seu tipo de pele ou até mesmo se sentir frustrado por notar sua pele nitidamente esbranquiçada.
O mais recomendado nesses casos é o uso de produtos que tenham potente ação de hidratação, como os cremes mais densos no geral.
Segue abaixo algumas indicações de produtos que podem ser usados e abusados se sua pele tem aspecto seco.
Produtos para pele seca
É importante ressaltar que, mesmo que a sua pele seja seca, é fundamental realizar a limpeza diária adequada. Esta rotina deve ser realizada utilizando-se sabonetes que auxiliem na hidratação, e não com formulações que ajudem a diminuir a produção natural de óleo pelas glândulas sebáceas.
O primeiro produto indicado é o Sabonete facial líquido Compose a base de camomila, azuleno e alfa bisabolol. Mais do que função de hidratação, essas formulações auxiliam no processo de cicatrização celular e promover a restauração da camada protetora da pele.
Além disso, o produto age na diminuição da perda de água e realiza a limpeza que sua pele necessita sem remover a luminosidade e viço da pele. Ou seja, limpa, hidrata, e não resseca.
Embora exista a percepção de que a pele seca envelheça mais rapidamente do que a oleosa, a verdade é que elas tendem a envelhecer no mesmo ritmo. A diferença é que a pele seca, se não for tratada adequadamente, pode aparentar um envelhecimento mais profundo, em virtude da descamação frequente e do aspecto esbranquiçado. Por isso, é preciso optar por cremes hidratantes mais densos e concentrados, como o Hidracare Antiox. Além de ser um creme hidratante, ele possui fator de proteção solar 35.
Hidracare é um poderoso antioxidante, que previne a pele do envelhecimento precoce, além de proteger dos raios UVA e UVB.
Sua composição é rica em Vitamina E, chá verde, extratos de café, romã, maçã, ácido Hialurônico e ácido Felúrico.
Para o corpo, a Dermage tem opções diversas.
Uma das melhores para peles secas é o Hidratante Hyaluage Body com Ácido Hialurônico. Esse hidratante recupera o aspecto de jovem da pele, traz firmeza, luminosidade e hidratação.
O ácido hialurônico é um ativo importante para pele seca. Além deste composto, estão presentes nesse hidratante extrato de romã e de chá branco e Vitamina E.
Todos com a função de hidratar e diminuir a perda de água para o ambiente a partir do fortalecimento da camada protetora da pele.
Pele oleosa
Ao contrário da pele seca, a pele oleosa possui a produção natural de sebo mais intensa. Essas características normalmente aparecem no período da adolescência, quando questões hormonais se tornam mais frequentes.


São características desse tipo de pele o aparecimento da acne, poros mais dilatados que o normal, sensação de pele suada e aparência oleosa.
Existem diversos motivos para uma pele ser oleosa
Um dos principais é lavar o rosto muitas vezes por dia e não realizar a hidratação de forma adequada. Pode ser que por sua pele ser oleosa você ache que não precise hidratá-la, mas na verdade esse tipo de pele merece hidratação tanto quanto as outras.
Usar produtos com excesso de óleos essenciais, que são contra indicados para pele oleosa, poluição, ingestão excessiva de alimentos gordurosos e não usar protetor solar também contribuem para o aparecimento de acne e espinhas.
Outro fator é sempre lavar o rosto com água quente, pois isso pode fazer com que os poros fiquem mais dilatados que o comum.
Produtos para pele oleosa
Para esse tipo de pele, é importante optar por produtos mais leves, menos concentrados e menos densos, pois esses produtos tendem a ter menos quantidade de óleos, espalhando e sendo absorvidos mais rapidamente pela pele.
A Dermage possui uma linha completa para a pele oleosa: a linha Secatriz, que foi desenvolvida especialmente para o controle da oleosidade e para prevenção e controle da acne.
Essa é uma linha toda voltada para a recuperação da microflora da pele, que é o conjunto de microrganismos que desempenham diferentes tarefas na manutenção da pele.
Limpeza inicial
Para limpeza inicial, a linha conta com três sabonetes: sabonete em barra Secatriz, o Secatriz Salic e o Secatriz Sabonete líquido.
O sabonete líquido tem textura em gel, é rico em ácido glicólico e apresenta outras substâncias como:
● Melaleuca;
● Extratos de hamamélis;
● Arnica;
● Calêndula;
● Camomila.
Já o sabonete líquido Secatriz Salic é rico em ácido salicílico, que tem propriedades antimicrobianas e esfoliantes.
Além disso, possui ação anti-inflamatória e auxilia na redução dos poros dilatados.
O sabonete em barra Secatriz também é rico em ácido salicílico e é uma opção mais barata.
Ele promove a limpeza profunda da pele, atua na renovação celular e influencia diretamente na regulação da produção de óleos pela pele.
A linha também conta com a Loção Tônica Rosada e a Loção facial Oil Control, ricas em ácido salicílico, nicotinamidas e resorcinol.
A linha possui um diferencial, que é o Lápis Secativo retrátil, feito para aplicar pontualmente na acne para auxiliar na redução de vermelhidão, inflamação e na camuflagem.
A Dermage tem o diferencial de oferecer produtos versáteis e linhas feitas para cada tipo de pele, o que aumenta a confiabilidade na marca e colabora com obtenção dos resultados desejados.
Veja mais posts em nosso Blog Dermage e conheça os melhores produtos para você ! Acesse também nossa Loja: https://www.dermage.com.br/