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Sabemos como a saúde cutânea necessita de cuidados especiais e a melhor maneira de garantir isso é buscando informações seguras! E quando falamos sobre pele viçosa, as vitaminas precisam fazer parte dessa conversa.

Elas podem ser encontradas tanto no consumo de alimentos quanto em produtos dermatológicos feitos exclusivamente para cada tipo de pele, seja do rosto ou do corpo.

Então, se deseja saber quais são as melhores vitaminas para a sua pele, continue lendo esse post para garantir uma rotina de cuidados mais eficiente e personalizada para as suas necessidades. Vamos lá?

Mulher segurando bandeja com alimentos que contém vitaminas boas para a pele

Qual é a melhor vitamina para a pele?

Não é possível considerar que apenas uma vitamina seja a melhor para a sua pele. Afinal, é preciso um conjunto de vários elementos com ações diferentes para garantir hidratação, elasticidade e imunidade desse órgão tão importante. Por isso, separamos uma lista com as principais vitaminas para o rosto para você conhecer. Veja quais são:

1. Vitamina D

A vitamina D (mais especificamente, o hormônio D) possui benefícios incríveis para a pele. A ideia de que o sol causa rugas, irritações e envelhecimento são verdadeiras quando a exposição aos raios UV é excessiva e a proteção necessária com fotoprotetores e vitaminas não é garantida.

Alguns desses benefícios que a vitamina D tem a oferecer são:

  • preservar a saúde da pele;
  • regenerar inflamações;
  • reduzir a sensibilidade e vulnerabilidade cutânea;
  • aumentar a imunidade;
  • regular as vias de síntese lipoproteicas, exógenas e endógenas.

Para garantir que cada um desses tópicos estejam presentes em sua pele, tome banhos de sol de 15 minutos no início ou final do dia – sempre com a proteção devida, é claro.

2. Vitamina C

A vitamina C é um dos principais compostos orgânicos que não podem faltar em sua derme. Hoje é possível encontrar inúmeras opções dessa substância em produtos para pele oleosa, seca e sensível. Além disso, ela é comum encontrá-la em alimentos como a acerola, limão, laranja, goiaba, brócolis e pimentão amarelo.

Esse nutriente possui ação antioxidante que, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), é um efeito muito útil para a saúde da pele uma vez que atua na prevenção do envelhecimento. Ele também é capaz de proteger a pele de dermatite, coceira, erupções e demais condições causadas pela falta dessa vitamina em seu corpo.

Aqui no nosso blog, por muitas vezes falamos sobre a importância do colágeno para a redução de linhas e rugas da pele. A vitamina C participa da formação natural dessa proteína no corpo promovendo hidratação, elasticidade e saúde para a pele.

3. Vitamina E

A vitamina E (tocoferol) pode proporcionar uma melhor proteção contra os raios UV e, também, é antioxidante. A sua falta no organismo induz às membranas da pele apresentarem flacidez, deixado-a vulnerável quanto a fatores que podem prejudicar sua saúde interna e externa. Se consumida ou aplicada em excesso, a vitamina E pode causar espinhas nas partes fotossensíveis do rosto onde se localizam tecidos finos, como na orelha ou rente aos olhos.

Então, é necessário encontrar um meio termo quanto ao consumo dessa vitamina. O corpo humano não sintetiza o tocoferol, sendo assim, é preciso que você consuma alimentos ricos desse nutriente ou realize uma suplementação com cápsulas – lembrando a importância de ter um acompanhamento médico durante o processo!

4. Vitamina K1

A K1, por sua vez, é uma vitamina para pele que possui ação cicatrizante e anti-inflamatória. Ela auxilia no tratamento de olheiras, manchas, varizes e, até mesmo, melhora a maciez da pele. Esse composto orgânico é muito importante para a saúde da pele do rosto e aconselhamos que você busque consumir alimentos que contenham esse elemento, como:

  • sementes;
  • castanhas;
  • amêndoas;
  • folhas verdes como espinafre, alface e rúcula.

5. Complexo B

As vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B5, B6, B8, B9 e B12) são nutrientes de grande valor na sua rotina de cuidados. Esse grupo de compostos trazem um alto índice de benefícios para a saúde da sua pele, sendo que cada tipo de vitamina B atua na melhora de diversos aspectos da derme.

Por exemplo, as vitaminas B2, B3 e B5 são capazes de aumentar a resistência da pele contra radicais livres – sendo que a B3 ajuda no controle da produção de oleosidade e a vitamina B5 ativa a renovação celular, desinflama e cicatrize a derme.

A B6 ajuda a tratar peles do tipo seco e a combater as deformidades da pele enquanto ajuda na resistência natural do órgão. Percebe como são inúmeras as vantagens que o complexo B é capaz de proporcionar? Para garantir a presença desse grupo de composto orgânicos em seu cotidiano, busque por uma alimentação balanceada com mix de frutas, verduras e legumes, principalmente.

Mulher segurando pote de vidro com frutas

Esperamos que esse post te ajude a entender quais são as melhores vitaminas para o seu skincare. Aqui no DermaBlog, buscar oferecer conteúdos completos para a saúde da sua pele. Aproveite que está aqui para navegar pelo nosso portal e confira nosso post sobre cuidados essenciais para pele seca. Nos vemos por lá!

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