5 Minutos de Leitura

Você faz parte do time que sente incômodo com as olheiras mais escuras? Nós já falamos sobre os diferentes tipos de olheiras aqui no blog e como cada variedade precisa ser cuidada para amenizar sua aparência. Mas, se você continua desconfortável com as manchas escurecidas na região, saiba que é possível adicionar alguns produtos e passos na sua rotina de skincare para suavizar esse aspecto.

As olheiras que apresentam maior pigmentação abaixo dos olhos são as dos tipos: pigmentares, que são formadas a partir de um acúmulo de melanina na região, as vasculares, com uma coloração mais arroxeada, e as profundas, que criam uma sombra abaixo dos olhos. Agora que relembramos os tipos de olheiras que podem ocasionar o escurecimento da área, vamos às dicas?!

Como as olheiras escuras surgem?

Mulher com fitas para olheira embaixo do olho

A pigmentação extra, que é comum na parte inferior dos olhos, pode ser adquirida e acentuada a partir de diferentes fatores externos, sejam eles relacionados a comportamentos da rotina, negligência de proteção dessa pele mais sensível ou a falta de produtos específicos na rotina de skincare. 

De forma geral, existem 4  fatores que podem estar extremamente ligados a essa coloração mais escura e profunda das olheiras:

1. Poucas horas de sono ou insônia

Esses dois hábitos, que muitas vezes se tornam involuntários na rotina, podem ser facilmente associados ao surgimento das olheiras mais leves. Porém, com a repetição desse quadro, as manchas tendem a se tornar mais escuras e demarcadas no rosto.

2. Coçar muito os olhos

Esse pode até ser um hábito inocente, mas a irritabilidade causada pelo atrito de coçar os olhos exageradamente também pode levar a um quadro de olheiras mais escuras quando há predisposição.

3. Exposição solar inadequada

Esse é um tópico constante quando o assunto é skincare no geral, mas muitos se esquecem que além dos danos à pele, a exposição solar sem a proteção adequada pode sim provocar a hiperpigmentação das olheiras e uma demarcação escura abaixo do olhos que pode se tornar um desconforto com o passar do tempo.

Leia também: Qual o melhor protetor solar para cada tipo de pele?

4. Tabagismo

Pois é, o tabagismo não é um vilão só para o funcionamento pulmonar e de todo o organismo, ele também pode agravar condições não favoráveis da pele. Com as olheiras, por exemplo, é comum que elas se tornem mais profundas – principalmente se você já tiver predisposição genética para tais características.

Como é possível ver, hábitos que parecem ser, na maioria das vezes, inofensivos, têm um grande papel no agravamento das olheiras escuras, por isso é importante prestar atenção à eles e buscar alternativas mais saudáveis e certeiras para sua rotina, principalmente se você busca suavizar essas manchas!

Tratamentos para olheiras escuras: produtos e hábitos!

Como nós já apontamos por aqui, as olheiras podem sim ser consequência de hábitos inadequados no dia a dia, mas também sabemos que elas podem surgir simplesmente por fatores genéticos, por isso, a ideia de eliminar essas manchas por completo pode ser um pouco decepcionante.

Porém, é possível apostar em boas escolhas de produtos para os olhos e atitudes no dia a dia que ajudam a suavizá-las!

Hidratação em dia: do organismo e da pele

A hidratação é um dos fatores mais importantes na hora de estabelecer novas atitudes para uma pele mais saudável e com olheiras menos aparentes.

Apesar de produtos hidratantes serem indispensáveis – principalmente os com ácido hialurônico e com foco no seu tipo de pele – o consumo de água na quantidade indicada (geralmente, 2 litros por dia, no mínimo) também é de extrema importância.

Alimentação balanceada e pele saudável

Assim como a hidratação, manter uma alimentação balanceada é um ponto indispensável para melhorar a saúde da pele, além é claro do organismo todo. Quando falamos das olheiras mais escuras, o foco está em melhorar o viço da pele do rosto, por isso, evite ao máximo o consumo exacerbado de alimentos gordurosos e frituras – e não abra mão de escolhas saudáveis e hidratantes, como as frutas, legumes e alimentos naturais!

Cremes para a área dos olhos

Esse é um passo importante que pode somar e muito para sua rotina de cuidados com a pele, por isso, é importante encontrar bons produtos que ajudam a melhorar a área dos olhos. Uma opção com foco em suavização das olheiras é o sérum clareador Clarité olhos CC, da Dermage.

Produtos como esse são opções de tratamento contínuo não só para o clareamento das manchas, mas também para a redução das bolsas que podem se formar com as olheiras.

Intervenções estéticas

Apesar de mais invasivas que os cremes de tratamento prolongado, as intervenções estéticas também podem ser aliadas nessa busca pela suavização de olheiras escuras. Uma das opções mais buscadas é o peeling químico, que aplica formulações concentradas de ácidos na região e promove renovação celular e diminui o pigmento das olheiras pigmentares.

Outro tratamento com esse mesmo foco é o preenchimento com ácido hialurônico – lembre-se de buscar um dermatologista qualificado para tratamentos estéticos com segurança!

As olheiras escuras são apenas uma característica da pele que podem, ou não, surgir com o tempo. Mas, se elas chegam incomodam no dia a dia, agora ficou muito mais fácil entendê-las e buscar as melhores soluções para suavizá-las, não é mesmo?

Continue acompanhando o DermaBlog e não deixe de conferir também o conteúdo sobre manchas de acne: o que são, como tratar e o que pode causá-las!

5/5 - (Total de avaliações: 1)