O Ácido Glicólico é um ativo renovador, que promove a esfoliação química da pele. Além de ser utilizado em procedimentos dermatológicos, como o peeling,  também está presente em dermocosméticos, ajudando na uniformização da pele e outros benefícios. Abaixo, saiba tudo sobre o ativo.

Entenda melhor o Ácido Glicólico

O ácido glicólico é um ativo da família dos alfa-hidroxiácidos, também conhecidos como AHA e pode ser encontrado na cana de açúcar e outros tipos de insumos vegetais.

Com poderosa ação de renovação celular, é um aliado no tratamento de pele com textura, no clareamento de manchas, no combate à opacidade e na prevenção do envelhecimento cutâneo.

O ácido glicólico ainda possui boa capacidade de tolerância, sendo considerado adequado para todos os tipos de pele. Por não ser fotossensível, pode ser utilizado tanto à noite quanto pela manhã, sempre associado ao uso do protetor solar.

Ácido Glicólico: como atua na pele?

O ácido glicólico atua realizando a esfoliação química da pele e, com isso, promove a renovação celular. Os produtos enriquecidos com boa concentração do ativo são conhecidos por melhorar a textura  e reduzir os poros dilatados.

Quais são os seus benefícios? 

  • Promove a renovação celular

A renovação celular elimina as células mortas da pele, estimulando a produção de colágeno e a circulação sanguínea. Além disso, contribui para a elasticidade, para o controle da oleosidade e combate de linhas e rugas.

  • Uniformiza o tom de pele

A renovação celular também colabora para a redução do pigmento acumulado na pele, que forma as manchas. Por isso, o Ácido Glicólico é um ótimo ativo para potencializar o tratamento clareador.

  • Melhora a textura da pele

Uma das principais características do ativo é atuar na retexturização da pele, promovendo a uniformização, luminosidade e redução dos poros.

  • Promove a luminosidade

O ativo elimina as células mortas da pele, combatendo a opacidade e promovendo a luminosidade e o viço.

  • Desobstrução dos poros

A esfoliação química promovida pelo ácido glicólico, colabora para a desobstrução dos poros.

Como usar?

O ativo pode ser encontrado em sabonetes, séruns, tônicos faciais e outros dermocosméticos. Para incluí-lo em sua rotina de cuidados, consulte seu dermatologista e entenda qual é a melhor textura e concentração para a sua pele.

Por não ser fotossensível, pode ser utilizado em sua rotina noturna e também na rotina da manhã, desde que sempre seja associado ao uso do protetor solar.

Para associar produtos com ácido glicólico a outros ácidos, como o retinol,  é necessário ter atenção. Recomenda-se a orientação médica, pois a aceitação da combinação de ativos renovadores varia de pele para pele.

Evite a área dos olhos e cantos externos do nariz e da boca ao aplicar dermocosméticos enriquecidos com Ácido Glicólico e não aplique na pele irritada ou lesionada.

Que tipo de pele pode usar? 

O ácido glicólico possui boa capacidade de tolerância, sendo considerado adequado para todos os tipos de pele. As peles sensíveis devem ter uma atenção maior ao utilizarem o ativo, que em  alta concentração pode causar irritações.

Ácido Glicólico causa acne? 

Pelo contrário. Ao promover a renovação celular, o ativo elimina as células mortas da pele que podem causar a acne. Além disso, colabora para a desobstrução dos poros que também são uma causa comum para o surgimento de cravos e comedões.

Ácido Glicólico na Dermage 

A Dermage, marca de dermocosméticos brasileira, possui uma linha totalmente desenvolvida com o ativo. A linha Glycolique é um sucesso e apresenta produtos ideais para uma rotina de renovação celular completa. Conheça seus produtos:

Glycolique Sabonete

Enriquecido com ácido glicólico a 5,7%, o Glycolique Sabonete inicia a rotina com o ativo promovendo a esfoliação química suave da pele. Além de promover limpeza facial profunda, auxilia na desobstrução dos poros e na luminosidade.

Glycolique Daily Peel

Enriquecido com ácido glicólico concentrado a 7%, Glycolique Daily Peel é um tônico facial renovador. Com ação de peeling diário, promove potente renovação celular e potencializa o tratamento aplicado a seguir. Além disso, colabora para a uniformização da pele e para o equilíbrio do PH da pele. Com Aloe Vera em sua composição, conta com ação anti-irritante e é indicado para todos os tipos de pele, até mesmo a pele sensível.

Sérum com a maior concentração de ácidos renovadores

Glycolique Daily Peel é enriquecido com a maior concentração de ácidos renovadores do mercado: 9% de ácido glicólico + 2% de ácido salicílico + 1% de ácido mandélico e 2% de gluconolactona. Promove profunda renovação celular, proporcionando uma pele retexturizada, mais luminosa e com poros reduzidos.