A barba, o bigode e suas derivações, são elementos estéticos muito desejados pelos homens, e o ato de se barbear faz parte da rotina. No entanto, alguns homens enfrentam o surgimento de espinhas após realizarem esse ato.
Mas, afinal, existe uma relação entre essa prática e o aparecimento de acnes? O DermaBlog vai te explicar!
Por que o ato de me barbear pode causar acne?
A acne pós-barba é uma condição comum que ocorre devido à obstrução dos poros da pele por causa dos pelos faciais e células mortas, o que leva ao acúmulo de óleo natural do corpo. Quando isso acontece, os folículos pilosos podem ficar inflamados e entupidos, levando ao aparecimento de acne.
Segundo o Dr. Hélio Miot, dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o ato de se barbear retira a proteção natural da pele, ou seja, os pelos. Por isso, é preciso barbear-se com bastante higiene e cuidado. “Barbear-se todos os dias pode deixar a pele ressecada e susceptível a pelos encravados ou irritações. O segredo do bom barbear é a preparação da pele, com esfoliação e emoliência, para deixar o pelo flexível e prevenir problemas como vermelhidão, sensibilidade e irritações”, explica ele.
Foliculite pós-barba:
A foliculite é outra condição que pode ocorrer após se barbear. Trata-se de uma inflamação nos folículos pilosos, que pode ser causada por bactérias ou fungos. Segundo a SBD, a foliculite se apresenta no formato de pequenas espinhas, de pontas brancas, em torno de um ou mais folículos pilosos.
Foto: ShutterStock
Ela pode ser mais comum em homens que se barbeiam com lâmina, pois a lâmina pode causar pequenos cortes na pele, criando uma porta de entrada para as bactérias e fungos. O uso de produtos de barbear inadequados, como lâminas sem corte ou loções irritantes, pode aumentar o risco de desenvolver foliculite.
Como evitar a acne pós-barba?
Existem algumas maneiras simples de evitar a acne pós-barba:
- Esfolie a pele regularmente: Esfoliar a pele regularmente pode ajudar a remover as células mortas da pele e os pelos faciais, prevenindo a obstrução dos poros e a acne pós-barba.
- Use produtos de barbear adequados: Use uma lâmina afiada e um bom creme de barbear para reduzir a irritação da pele e evitar o aparecimento de acne.
- Evite pressionar a lâmina: Evite pressionar a lâmina com muita força contra a pele, pois isso pode aumentar a irritação e a acne.
- Hidrate a pele: Após o barbear, hidrate a pele com um hidratante leve e sem óleo, pois isso pode ajudar a reduzir a inflamação e a prevenir a acne pós-barba. Utilizar uma bruma também vai ajudar a hidratar e acalmar a pele recém barbeada.
- Lave o rosto após o barbear: Lave o rosto com água morna após o barbear para remover os resíduos de creme de barbear e pelos faciais, o que pode reduzir o risco de obstrução dos poros e acne.
- Mantenha a barba bem cuidada: Manter a barba limpa e bem cuidada pode ajudar a prevenir a acne pós-barba, pois reduz o acúmulo de pelos faciais e óleo natural do corpo.
- Consulte um dermatologista: Se a acne pós-barba persistir ou se você tiver outros problemas de pele, consulte um dermatologista para avaliação e tratamento adequado.
.
.
Lembre-se da necessidade de limpar o rosto diariamente. Descubra quais os produtos perfeitos para a sua rotina de cuidados diários aqui.
Proteja e cuide da sua pele com a Dermage, para desfrutar de uma pele radiante, saudável e protegida sempre.
.
Referências:
Foliculite. Disponível em: https://www.sbd.org.br/doencas/foliculite/
Dia dos Pais: SBD orienta os homens sobre cuidados com a pele, unhas, cabelos e barba. Disponível em: https://www.sbd.org.br/dia-dos-pais-sbd-orienta-os-homens-sobre-cuidados-com-a-pele-unhas-cabelos-e-barba/
One thought on “Acne pós-barba: por que ocorre e como prevenir?”