5 Minutos de Leitura

Dicas práticas para esfoliar o rosto corretamente

Garantir uma pele bem cuidada e livre de impurezas  vai muito além de um fator estético, significa também assegurar uma maior proteção para sua saúde como um todo. Tratar e dar atenção extra a limpeza, hidratação e aplicação dos ativos ideais pode trazer inúmeros benefícios ao organismo e

Para te ajudar a entender melhor o que é a esfoliação da pele e como incluir em seu tratamento de skincare de maneira efetiva e prática, reunimos dicas simples, porém, fundamentais. Fique com a gente e saiba mais sobre esse processo renovador!

Quais são os benefícios da esfoliação no rosto?

Todos os dias e a todo momento, nossa pele passa por um processo chamado de ciclo de renovação e nele são eliminadas células mortas da superfície da pele, enquanto novas células surgem. Para melhor promover a remoção das células mortas, utilizamos tratamentos de skincare, como o esfoliante,que colaboram para a renovação celular e ajudam a deixar a pele com aspecto mais sedoso e hidratado.

Um dos procedimentos mais comuns quando se trata de cuidado com a pele do rosto, a esfoliação é perfeita para quem deseja conquistar uma pele mais lisa e com marcas e manchas atenuadas. Ela também limpa profundamente a pele, colaborando para a prevenção das tão temidas espinhas e dos cravos.

Essa limpeza é muito importante para a eliminação de resíduos originados de poluição e maquiagem. Esse tipo de impureza vai sendo depositada nos poros ao longo do tempo e pode impedir a absorção e ação eficaz dos produtos dermocosméticos utilizados no tratamento de skincare.

Os produtos para esfoliação do rosto atuam ajudando a pele a absorver melhor todos os ativos dos produtos que serão aplicados em seguida, limpando e regenerando a pele. A longo prazo a esfoliação colabora para uma pele mais luminosa, com textura uniforme e livre de acne e oleosidade excessiva.

Entenda qual é seu tipo de pele antes de esfoliar

Antes de incluir a esfoliação da pele do rosto na sua rotina de skincare, é necessário entender quais são os tipos de pele e, principalmente, quais as suas necessidades. A esfoliação, ainda que muito benéfica, tem algumas restrições referentes aos diferentes tipos de pele e esses pontos precisam ser respeitados.

Para evitar que sua pele seja sensibilizada, irritada ou até mesmo ressecada, é preciso respeitar suas características no momento da esfoliação. Geralmente, é indicado que peles normais e secas esfoliem a pele a cada 15 dias, enquanto peles oleosas podem ser esfoliadas com uma frequência maior de até duas vezes por semana.

É imprescindível que a pele acneica e a pele sensível  sigam as recomendações de um dermatologista para que a esfoliação da pele do rosto seja feita com segurança.

Qual a diferença entre esfoliação química e esfoliação física?

mulher com toalha na cabeça fazendo esfoliação facial

A esfoliação do rosto pode ser feita utilizando dois tipos diferentes e muito eficazes de esfoliante. Eles são conhecidos como esfoliante químico e físico.

  • Esfoliação física: é feita de forma mecânica, através de produtos com grânulos delicados que, quando em atrito com a pele, promovem uma abrasão e removem as células mortas. Esse tipo de esfoliação é o mais famoso e é indicado para peles que não apresentam sensibilidade e para o uso espaçado na rotina de cuidados.

Um bom exemplo de esfoliante físico é o Compose Gommage. Com ação multifuncional, pode ser usado também como máscara e proporciona, além da renovação celular, hidratação, ação antioxidante e controle da oleosidade.

  • Esfoliação química: acontece utilizando produtos compostos por ativos,  principalmente ácidos, que têm capacidade de fazer com que as células mortas se desprendam mais facilmente da pele, mesmo sem o atrito físico.

Uma ótima opção para a esfoliação química da pele é a linha Glycolique, formulada com Ácido Glicólico até 9% de concentração.

Como esfoliar a pele do rosto de maneira ideal?

Após entender melhor o seu tipo de pele e escolher os produtos ideais para o tratamento, é hora de colocar todo esse conhecimento em prática. Para fazer uma boa esfoliação física e aproveitar o melhor de seu tratamento de skincare, indicamos seguir algumas orientações básicas de apenas 4 passos, confira:

  1. Higienize muito bem a pele antes de aplicar qualquer tipo de produto. Lave, de preferência, com água em temperatura ambiente, utilizando um sabonete em barra ou líquido adequado para seu tipo de pele. Não é necessário esfregar a pele, faça a limpeza de maneira gentil, mas garanta que o sabonete passe por toda a superfície do rosto.
  2. Retire o excesso de água deixando a pele úmida. Evite o atrito da toalha com o rosto, enxugando delicadamente. Aplique o esfoliante físico usando a ponta dos dedos. Faça movimentos suaves e circulares sem o uso excessivo de pressão.
  3. Aplique uniformemente o esfoliante por toda a área que deve ser tratada.
  4. Após a esfoliação, remova o produto do rosto utilizando apenas água. Depois disso, siga com o tratamento de skincare utilizando seus produtos de rotina, como hidratante, sérum anti-idade e protetor solar.

Siga essas dicas e tenha resultados incríveis!

A esfoliação é uma ótima maneira de garantir mais luminosidade e uniformidade  à pele do rosto, o que acaba sendo uma tentação para muitos. Devido a seu poder abrasivo, a esfoliação física não deve ser feita diariamente. Respeite as necessidades da sua pele e o tempo indicado para repetir o procedimento.

Também evite o uso de buchas vegetais ou outros produtos do tipo. A pele do rosto é muito delicada e exige cuidados específicos. Considere essas dicas e evite qualquer tipo de dano para a sua pele.

O tratamento de skincare para a pele do rosto é bem mais simples do que parece e se as dicas forem seguidas, você terá apenas benefícios.

E agora que você aprendeu um pouco mais sobre a esfoliação da pele do rosto, conheça o Retinol, ativo com ação de esfoliante químico. Por aqui, temos muitos outros conteúdos imperdíveis. Vem com a gente!

5/5 - (Total de avaliações: 1)