Muito recomendado para a ação anti-idade, o retinol é um ótimo aliado nos cuidados com a pele de quem busca uniformização, rejuvenescimento e combate às rugas. Apesar de sua eficácia e ótimos resultados, ainda gera dúvidas sobre seus benefícios e quem pode usar. Abaixo, saiba tudo sobre o ativo e entenda como incluir em sua rotina.

O que é?

O retinol é um ativo derivado da Vitamina A muito utilizado em dermocosméticos.  Nos cuidados com a pele, promove a renovação celular  e atua diretamente no DNA da célula, trazendo resultados potencializados para o tratamento antirrugas, para o combate à flacidez e para a uniformização da pele.

Retinol: para que serve?

Ao atuar promovendo a renovação celular, remove as células mortas da pele e estimula a produção de novas células. Esse processo colabora para a produção de colágeno, elasticidade e firmeza da pele.

A renovação celular promovida também colabora para a uniformização da tonalidade e textura da pele, proporcionando o clareamento de manchas e tornando-a mais lisa e fina.

Seus benefícios para os cuidados com a pele são inúmeros. Os principais são:

  • Renovação Celular
  • Redução de rugas e linhas de expressão
  • Prevenção dos sinais do envelhecimento
  • Combate a flacidez
  • Clareamento de manchas
  • Uniformização da textura da pele

Que tipo de pele pode usar?

O retinol pode ser utilizado por todos os tipos de pele, desde a pele oleosa até a pele madura. No entanto, para incluir o ativo em sua rotina de cuidados é importante consultar um dermatologista, porque apenas o especialista conhece as necessidades específicas da sua pele.

O retinol sensibiliza a pele?

O ativo possui uma boa tolerância em peles que não apresentam sensibilidade. Pessoas com pele sensível e rosácea podem manifestar reações ao seu uso e necessitam de uma orientação de dermatologista para encontrar a melhor forma de incluí-lo em seus cuidados com a pele.

A partir de que idade pode usar?

Ao contrário do que muitos pensam, o tratamento anti-idade não deve ser utilizado apenas por pessoas com pele madura. Pelo contrário, produtos enriquecidos com ativos rejuvenescedores, como o retinol, podem ser usados para prevenir o aparecimento dos sinais do envelhecimento.

No geral, a renovação celular e a produção natural de colágeno pelo organismo são reduzidas a partir dos 25 anos, quando a pele começa a apresentar perda de viço, flacidez, rugas e linhas finas. Por isso, o retinol pode ser utilizado a partir desse momento, impedindo que esses sinais se intensifiquem.

Como o retinol atua no tratamento anti-idade?

Através do estímulo da síntese de colágeno e da renovação celular, tem o poder de conferir firmeza e elasticidade à pele, além de atuar sobre a textura e minimizar rugas e linhas de expressão, proporcionando uma pele mais saudável e rejuvenescida.

É adequado para a pele oleosa?

Na pele oleosa, a renovação celular promovida pelo retinol irá colaborar para o controle da oleosidade, além de contribuir para o clareamento de manchas originadas pela acne.
Vale ressaltar que os benefícios principais do retinol são ação anti-idade e combate às rugas. Para o controle da oleosidade, outros ativos, como o ácido salicílico, são mais indicados.

Retinol pode ser usado de dia?

O retinol é um ativo fotossensível, ou seja, apresenta sensibilidade aos raios solares, podendo causar irritação ao sofrer exposição solar sem proteção. Por isso, o tratamento com retinol deve ser sempre associado ao uso do filtro solar, mesmo em dias nublados e é mais recomendado que seja aplicado durante à noite.

Cuidados especiais ao usar o Retinol

Com grande eficácia, o retinol precisa ser usado de acordo com as necessidades da sua pele. Sua associação a outros ácidos deve ser realizada apenas com orientação médica, pois pode gerar sensibilidade e reações. Procure um dermatologista para entender a melhor maneira de incluí-lo em sua rotina de cuidados. Além disso, outras dicas podem ser valiosas ao iniciar o tratamento com retinol:

  • Utilize filtro solar diariamente
  •  Hidrate a pele para fortalecer a barreira cutânea
  • Caso sinta necessidade, inicie o tratamento em dias alternados e aumente a frequência de acordo com a aceitação da pele

Como incluir na rotina de skincare

Textura Sérum

O sérum de retinol, ,é indicado para o tratamento anti-idade de todos os tipos de pele, especialmente para a pele oleosa, que se beneficia de sua textura leve, não oleosa e de rápida absorção.

Conheça os dermocosméticos Dermage quem contam com retinol em sérum:

Clarité AG+

Sérum ultra concentrado, Clarité AG+ promove a renovação celular da pele, atuando como um peeling diário. Com vitamina C e ácido glicólico também em sua fórmula, melhora a textura e luminosidade da pele enquanto colabora para a uniformização da tonalidade, potencializando o tratamento clareador de manchas. Atua também como potente anti-idade proporcionando prevenção e tratamento de rugas, linhas de expressão e flacidez.

retinol-dermage-clarite-ag
Retinol Sérum – Clarité AG+
Improve Night Repair

Improve Night Repair vai transformar o seu tratamento noturno! Com vitamina C, Melatonina e Retinol para o rosto, atua como potente antioxidante, promove a luminosidade, a renovação celular e a uniformização da tonalidade da pele.

retinol-dermage-improve-night-repair
Sérum de Retinol – Improve Night Repair

Textura em creme

Com textura mais emoliente e concentrada, o creme com retinol é adequado para todos os tipos de pele, especialmente para a pele madura e para quem busca aliar os cuidados anti-idade à hidratação da pele.

Conheça os dermocosméticos Dermage quem contam com retinol em creme e gel-creme:

Revox Olhos

O creme antirrugas Revox Olhos atua reduzindo a força das contrações musculares e proporcionando a suavização das rugas e linhas finas já existentes na região. Por contar com o poderoso ativo, atua também na prevenção de novas rugas e na melhora da elasticidade.

 

retinol-dermage-revox-olhos
Creme para olhos com Retinol – Revox Olhos
Revox Intense Retinol

Gel creme para rugas com potente ação anti-idade, Revox Intense Retinol suaviza rugas e linhas de expressão, enquanto promove a firmeza, elasticidade e a luminosidade da pele e ainda previne os sinais do envelhecimento.

retinol-dermage-revox-intense-retinol
Creme Retinol – Revox Intense Retinol