5 Minutos de Leitura

A mancha de acne é uma condição comum em diversos tipos de pele e surge após uma lesão de origem inflamatória. Apesar de não trazerem riscos para a saúde da pele, podem trazer desconforto para a autoestima.

O processo de hiperpigmentação pós-inflamatória que causa as manchas de acne varia de acordo com a propensão de cada pele à produção de melanina na região afetada, podendo causar manchas mais brandas ou intensas. Para ajudar a sanar suas dúvidas sobre o assunto e garantir que saiba como preveni-las, o Dermablog preparou um guia completo sobre o assunto. Venha conferir!

O que provoca e piora as manchas de acne?

Mulher em frente ao espelho olhando sua pele

A acne, ou espinha, como é comumente conhecida, surge a partir de uma inflamação das glândulas sebáceas da pele. Esse processo inflamatório ativa a produção de melanina e causa a mancha em peles que já possuem a propensão para esse processo.

Dentro das causas das manchas de acne, também estão desenvolvidas a partir da manipulação indevida de lesões já existentes. Acne mais profundas acima do grau 3, tratamentos que não são adequados para o seu tipo de pele ou são utilizados de forma incorreta e até mesmo a exposição excessiva aos raios solares sem proteção.

Não deixe de conferir todas as dicas sobre o melhor protetor solar para cada tipo de pele!

Como identificar manchas de acne?

Cada tipo de mancha de pele tem origem e causas completamente diferentes, por isso, é importante saber identificá-las para aplicar o tratamento correto. A exposição solar sem proteção causa a maioria das manchas. Mas as de acne, como já comentamos por aqui, também podem ter origem por meio da inflamação das glândulas sebáceas e da produção excessiva de melanina. A coloração mais comum dessas manchas de origem pós inflamatória são tons arroxeados, vermelhos e até mesmo acastanhados.

Elas podem até ser confundidas, mas a dermatite e o melasma são bem diferentes das manchas de acne, e por essa razão, pedem também cuidados distintos. Na dermatite, por exemplo, as manchas são vermelhas e provenientes de uma irritação, costumando descamar a pele da região. Já o melasma , mais comum no rosto e com formas irregulares, se caracteriza por manchas escuras resistentes nos tons marrons. Durante a gestação, é comum e pode ocorrer devido a alterações hormonais, genética e exposição solar.

Como clarear as manchas de acne?

mulher com toalha na cabeça verificando manchas no rosto

Mesmo sendo uma dica universal quando o assunto são os cuidados com a pele, o protetor solar tem um papel fundamental na prevenção e até mesmo no clareamento de manchas de acne. Então, a camada de proteção é indispensável no dia a dia. Pois, ela ajuda a evitar o surgimento de novas manchas de acne e também impede o escurecimento de manchas já existentes.

Outro aliado poderoso que não pode ficar de fora da sua rotina de cuidados com as manchas de acnes é a vitamina C. Já que esse ativo possui uma ótima ação clareadora que tem o potencial de frear a produção excessiva de melanina que ocorre no processo inflamatório das acnes. Para adicioná-lo de forma prática em sua rotina, a dica é apostar em produtos que já tenham sua fórmula enriquecida com esse potencial. Como por exemplo, em uma água termal refrescante ou nos séruns de tratamento diário.

Conheça também a linha Improve Dermage para um tratamento completo com a vitamina C!

Clarité TX: o clareador para manchas de acne da Dermage!

Antes de indicar um produto para sua rotina de clareamento das manchas de acne, é importante frisar que apenas o dermatologista pode indicar o melhor tratamento para as necessidades específicas da sua pele. Vamos para a dica?

O Clarité TX é um sérum clareador de manchas que foi desenvolvido especialmente para o tratamento e prevenção das manchas que têm sua origem em um processo inflamatório, como as de acne. Fora os ativos indispensáveis para o clareamento de manchas de acne, o produto da Dermage também tem o potencial de suavizar manchas relacionadas a machucados e a foliculite.

Outra vantagem do produto é que ele promove a uniformização da tonalidade da pele. Colaborando também para uma textura mais uniforme da pele que sofre com as manchas. Além disso, o sérum também oferece mais luminosidade e hidratação a todos os tipos de pele. Uma dica para potencializar seus benefícios é utilizá-lo em conjunto ao Clarité AG+, um peeling diário da linha de dermocosméticos da Dermage, que promove a renovação celular.

Se as manchas de acne são um incômodo para você, aproveite as dicas acima, consulte seu dermatologista e tenha uma pele mais uniforme.

Aqui no Dermablog você conta com informações indispensáveis para cuidar da pele. Continue acompanhando nossos conteúdos! E não deixe de conferir nossa sessão de cuidados com a pele para saber todas as dicas para uma pele mais bonita e saudável!

5/5 - (Total de avaliações: 1)