7 Minutos de Leitura

Com o passar dos anos, é possível notar que a pele já não é mais a mesma de quando se era jovem. O surgimento de linhas, rugas e outros sinais pode ocorrer por inúmeras causas. Um combinado de fatores internos e externos que provocam a diminuição da elasticidade da pele e o surgimento de tais sinais.

As novas tecnologias aplicadas em dermocosméticos anti-aging vêm ampliando as possibilidades para aqueles que se incomodam com os efeitos do envelhecimento da pele.

Alternativas não invasivas que te ajudam a reduzir e prevenir marcas e rugas na testa, olhos, buço e outras áreas do rosto.

Venha conferir as informações do nosso conteúdo de hoje e encontre tudo o que deseja saber sobre tratamento para rugas e linhas de expressão!

Quais as causas do aparecimento de linhas e rugas faciais?

É comprovado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia que, a partir dos 25 anos de idade, o corpo diminui a produção de elastina e colágeno – proteína que confere firmeza e elasticidade à pele – e as células das derme vão atrofiando.

Por isso, o aparecimento de rugas, linhas finas e flacidez no corpo e no rosto são os primeiros sinais que notamos conforme envelhecemos.

Podemos dizer que as rugas são causadas por fatores naturais e internos, que podem ser agravados por fatores externos, como idade e movimentação repetitiva dos músculos do rosto ao falar, rir e chorar. 

É importante ressaltar que as rugas se dividem em três tipos:

  1. linhas de expressão, também conhecidas como rugas dinâmicas, causadas devido à contração muscular e movimentos repetidos;
  2. estáticas, que estão atreladas ao envelhecimento natural da pele e podem ser agravadas devido a fatores externos;
  3. e as rugas gravitacionais que estão ligadas à flacidez facial e são comuns na região do queixo e pescoço.

Quando listamos os fatores externos, temos:

  • exposição ao sol;
  • poluição do ar;
  • poucas horas de sono;
  • desidratação.

Para prevenir rugas na testa e linhas de expressão nos locais mais afetados ( é preciso criar uma rotina saudável em diferentes aspectos – skincare, alimentação, atividade física e por aí vai.

É possível tirar marcas de expressão?

Infelizmente, a resposta para essa dúvida não é tão simples. Existem algumas formas de retardar o processo de envelhecimento cutâneo através da rotina de cuidados adequada e hábitos saudáveis.

Além de prevenir, é possível fazer uso de produtos anti-idade próprios para o tratamento de rugas e linhas de expressão. Incluídos na rotina ideal para o seu tipo de pele, ajudam a devolver o viço da derme e combater as indesejadas rugas.

Para isso, vale a pena conhecer os principais tratamentos recomendados pelos dermatologistas. Continue a leitura e saiba quais são eles e como os dermocosméticos podem prevenir o surgimento de linhas de expressão facial:

Primeiro passo, proteja-se dos raios UV e UVA

A luz solar pode causar o enrugamento da pele. Isso acontece porque os raios UV e UVA atingem a derme e estimulam a perda de umidade nas camadas mais externas. Desse modo, a pele se torna mais propensa ao ressecamento, favorecendo o aparecimento de rugas e linhas de expressão.

“…A área exposta ao sol (rosto, pescoço, mãos e braços) apresenta inúmeros sinais característicos de uma pele “velha”, ao passo que a zona protegida da radiação (mamas, axilas, glúteos, abdômen) praticamente não tem manchas, rugas nem alterações de textura… Assim, podemos dizer que, em um mesmo indivíduo, a pele exposta ao sol envelhece muitas vezes mais que a não exposta.” – SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia).

Mas, lembre-se: isso não acontece apenas com a luz solar! Na verdade, lâmpadas e aparelhos eletrônicos emitem radiação que prejudica a pele, a luz visível e a luz azul. Mesmo que você não esteja exposta ao sol, está vulnerável a esse tipo de contato em lugares com iluminação artificialmente.

Para tratar e precaver as linhas e rugas faciais, use diariamente filtro solar específico para os cuidados do seu rosto.

Aposte nos dermocosméticos anti-idade e antirruga

O segredo dos melhores dermocosméticos para o tratamento das rugas está na formulação com ativos de qualidade que estimulam a produção de colágeno na pele.

No tratamento das linhas de expressão, aquelas formadas devido aos movimentos repetidos, Revox Intense Retinol é o produto mais inovador do mercado brasileiro. Com biopeptídeo capaz de modular a contração muscular causadora das rugas, previne as linhas de expressão com mecanismo similar ao da toxina botulínica.

Como usar seu produto para suavizar linhas de expressão?

  1. Lave o rosto com sabonete facial;
  2. Aplique o produto enquanto massageia a pele suavemente, até haver a absorção completa;
  3. Faça isso duas vezes ao dia durante a sua rotina de cuidados com a pele;
  4. Finalize seu skincare com protetor solar.

Invista em tratamento com colágeno verisol

Você sabia que o colágeno verisol é muito utilizado em tratamentos de pele, unhas e cabelos? Essa substância pode ser encontrada em gomas, cápsulas e cremes para o tratamento anti-idade e antissinais.

Por exemplo, o Ineout Collagen Gummies é um tratamento em forma de gomas com colágeno verisol. 

Em até 8 semanas de uso contínuo, é possível notar os resultados da sua capacidade de estimular a produção de pró colágeno tipo I e elastina. A pele fica mais firme, há maior sustentação do tecido cutâneo e redução significativa do volume de rugas no rosto.

Inclua produtos com vitamina C na sua rotina de skincare

Além dos dermocosméticos com vitamina C intensificarem a ação do filtro solar, eles possuem ação antioxidante intensiva. Por isso, são recomendados para complementar o tratamento e prevenir e combater com eficiência o aparecimento de rugas e linhas, principalmente em altas concentrações, como no Improve C 30.

Como usar séruns com vitamina C?

  • Aplique de 3 a 4 gotas na pele limpa e seca pela manhã;
  • Espalhe o produto realizando movimentos da parte de baixo do rosto para cima;
  • Após a pele absorver totalmente o produto, aplique o filtro solar para garantir a proteção facial.

Use dermocosméticos que estimulam a produção de ácido hialurônico

Já falamos por aqui sobre as vantagens que o ácido hialurônico oferece à saúde da pele, mas é sempre bom relembrar! Essa substância auxilia na retenção da hidratação na pele com seu efeito umectante.

Por também agir na sustentação da derme e preencher os espaços entre as células do seu rosto, quando presente em baixo peso molecular, esse ativo aparece frequentemente na lista de produtos para amenizar as linhas de expressão.

O Hyaluage Complex HA5 é um sérum preenchedor ideal para o tratamento anti-idade com ácido hialurônico. Inclua o dermocosmético com 5 tipos de ácido hialurônico em sua rotina para garantir firmeza facial, preenchimento de rugas e hidratação do rosto.

Agora que você aprendeu como tratar e prevenir rugas e linhas de expressão, é importante consultar o seu dermatologista. Afinal, ele é o profissional mais capacitado para indicar uma rotina de cuidados personalizada para sua pele.

Pode ter certeza de que assim os resultados vão aparecer do jeito que você deseja!

Aproveite que está aqui e confira também nosso post sobre os tipos de olheiras e seus tratamentos – o conteúdo explica por que as olheiras surgem e quais são os métodos mais seguros para tratá-las, caso deseje. Nos vemos por lá!

5/5 - (Total de avaliações: 1)