5 Minutos de Leitura

No momento de realizar seu skincare diário, é fundamental que os cosméticos utilizados sejam escolhidos de forma que sua pele seja higienizada delicadamente, ficando viçosa, bonita e saudável. É nesta etapa em que o tônico facial entra, ajudando a realizar a limpeza e preparando a sua pele para os próximos passos.

Continue a sua leitura e entenda tudo sobre o que é tônico facial, seus benefícios, qual é sua diferença entre ele e a água micelar e como usá-lo em mais um conteúdo de cuidados para o rosto do blog Dermage. Boa leitura!

O que é o tônico facial?

Muitas pessoas perguntam o que é um produto tônico e, como o próprio nome já diz, tônico facial é um cosmético que serve para tonificar a pele, regulando o pH dela e deixando seus poros livres para receber os próximos produtos do seu skincare!

Por ser um cosmético que é rapidamente absorvido por ela, é importante que você sempre opte por tônicos naturais: produtos sem parabenos, petrolatos ou outros químicos pesados que podem desregular o pH da sua pele e causar aumento de oleosidade e aparecimento de acne.

Leia também: 6 melhores produtos para pele oleosa. Adeus, oleosidade!

Para que serve um tônico facial?

O tônico facial serve para finalizar a limpeza facial e só deve ser utilizado após a lavagem do rosto. Ele remove até mesmo as impurezas mais profundas da sua pele, evitando o acúmulo de bactérias nos poros e riscos de inflamações por cravos e espinhas.

Além disso, o tônico serve para regular o pH da pele, preparando ela para que os ativos dos produtos hidratantes como os séruns, loções e cremes penetrem na derme.

Qual a diferença do tônico e da água micelar?

A água micelar é um cosmético que também tem poder de limpeza, porém, é mais leve e menos intenso do que o tônico, já que sua formulação é mais próxima da água e com menos aditivos que intensificam a limpeza e desobstrução dos poros.

Se você tem a pele sensível e não costuma utilizar muita maquiagem diariamente, a água micelar atende ao propósito de fazer sua limpeza facial. É importante que você conheça os benefícios da água micelar para não ter erro no momento de escolher seu produto de limpeza facial.

Quais são os benefícios do tônico facial?

O tônico facial promove diversos benefícios para a sua pele, além de deixar ela limpa e saudável. Conheça algumas delas:

Adstringente

Sua ação adstringente torna o tônico facil um dos produtos queridinhos para a limpeza facial. Isso porque ele ajuda no controle da oleosidade e na redução da acne.

Para potencializar a ação adstringente, escolha sempre utilizar tônicos que possuam a nicotinamida em sua formulação. Já que esse ativo é uma vitamina do complexo B que reduz o ressecamento da pele e a inflamação provocada pela acne.

Hidratante

Por limpar a pele de toda a poluição que pode afetar sua textura e reduzir sua hidratação e aceitação de outros produtos, o tônico facial é um cosmético com um papel importante na hidratação.

Calmante

Os tônicos possuem formulação que ajuda na redução da oleosidade e acne, trabalhando muito bem como um calmante, promovendo um cuidado e limpeza delicada com a sua pele.

Escolha tônicos com Vitamina C em sua formulação. Pois, esse ativo cuida da pele, reduzindo a irritação, além de ter ação antioxidante que promove a luminosidade da pele.

Renovador

O tônico possui uma ação renovadora celular, já que remove todas as impurezas e células mortas que aderiram à pele, funcionando como um esfoliante e auxiliando na melhora da textura do rosto, devolvendo seu viço e tonicidade.

Para obter o melhor da ação renovadora desses produtos, opte por cosméticos que tenham ácido glicólico e aloe vera em sua composição. Esses ativos promovem uma esfoliação na pele, bem como ação cicatrizante e restauradora de tecidos.

Como usar tônico no rosto?

O tônico facial é muito prático de ser aplicado, confira:

  • Após lavar sua pele com um sabonete ou gel de limpeza facial, seca-a e aplique o tônico em um algodão.
  • Espalhe o produto pelo rosto com o algodão sempre do centro para as extremidades, evitando os olhos.
  • Evite pressionar a pele neste momento, apenas passe o algodão delicadamente.
  • Aguarde o produto ser absorvido completamente para depois seguir com as próximas etapas da sua skincare.

Após usar o tônico, você pode aproveitar para utilizar um sérum ou loção hidratante, pois, a sua pele estará preparada para absorver melhor os componentes dos próximos cosméticos.

Após a leitura deste conteúdo descubra o que é sérum, seus benefícios e como utilizá-lo, em nosso post sobre o assunto!

Tônico facial: precisa enxaguar?

Não!

O tônico facial é um produto de limpeza que o organismo absorve rapidamente, não exigindo que você enxágue. Apenas se atente que antes de aplicar outro produto sobre a pele, é ideal que você aguarde ela ficar completamente seca.

Posso usar tônico facial todos os dias?

O tônico pode estar presente diariamente em seu skincare, tanto pela manhã, para auxiliar na remoção dos cremes e loções que você utiliza durante a noite, como pela noite para remover completamente maquiagem, protetor solar e poluição que pode aderir nos poros.

Qual o melhor tônico para pele do rosto?

É importante que você conheça qual é o seu tipo de pele para escolher um tônico facial que atenda às suas necessidades. Sempre fique atenta às formulações do cosmético, conhecendo seus ativos, para que você consiga escolher a melhor opção para a sua pele.

E aí, você está pronta para adicionar um tônico na sua rotina de skincare? Temos certeza de que seus cuidados com a sua pele poderão melhorar muito com a inclusão desse cosmético no seu dia a dia.

Ah, aproveite sua visita em nosso blog e continue a sua leitura em mais um conteúdo sobre cuidados de skincare: máscara facial: saiba qual é a melhor para a sua pele.

Nos encontramos no próximo post!

Avalie este post