A radiação solar causa danos incontestáveis à pele, fazendo com que a proteção através do uso de filtro solar seja cada dia mais importante. Além do uso em momentos de exposição direta ao sol, como em idas à praia e piscina, é importante proteger a pele no dia a dia, mesmo em ambientes fechados. É nesse momento que a maquiagem com proteção solar passa a ser uma aliada e facilita a rotina de cuidados.

Maquiagem com protetor solar: O que faz

É importante lembrar que a maquiagem convencional, sem fator de proteção, não protege a pele dos danos causados pela radiação solar. Ao utilizar maquiagem sem aplicar um protetor solar antes, você está expondo sua pele a danos como flacidez, perda de luminosidade, surgimento de rugas e linhas de expressão e até mesmo a doenças como o câncer de pele.
Se você busca praticidade na rotina de cuidados, sem abrir mão de uma pele uniforme, a maquiagem com proteção solar é uma boa alternativa para você.
Para ser eficaz, a maquiagem com proteção solar deve contar com FPS acima de 30, protegendo a pele dos raios UVA, UVB e em alguns casos também da luz visível.

A maquiagem com proteção solar substitui o protetor solar?

protetor-solar-com-cor-dermage
Protetor solar com cobertura de base Photoage Stick Color

Para entender a eficácia da maquiagem com proteção solar, é necessário primeiramente entender como o FPS funciona.

FPS significa fator de proteção solar e representa o tempo de fotoproteção da pele quando exposta ao sol. Isso significa que se a pele leva 3 minutos para sofrer danos, utilizando um protetor solar FPS 50 ela fica protegida por um tempo 50 vezes maior. Ou seja, 150 minutos protegida dos raios solares.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia indica que a quantidade correta de protetor a ser aplicada no rosto, orelhas e pescoço para garantir o FPS indicado na embalagem é de uma colher de chá. O produto deve ser aplicado uniformemente, não deixando nenhuma área desprotegida.

É comum que a quantidade aplicada de maquiagem com proteção solar não corresponda à necessária para a garantia do FPS. A barreira de cor costuma uniformizar a pele facilmente, dando a impressão de cobertura total e fazendo com que a seja aplicada em menor quantidade do que é necessário.

Por isso, a maquiagem com proteção solar deve ser utilizada sempre com um filtro solar por baixo, de preferência um filtro que tenha rápida absorção e possa ser aplicado em camadas. Dessa forma, a quantidade correta é mais facilmente alcançada e o FPS garantido.

Mas qual a diferença entre a maquiagem convencional e a maquiagem com proteção solar, visto que é preciso sempre usar o protetor?
A diferença é que a maquiagem convencional não adiciona benefícios à saúde da pele, enquanto a com proteção solar age em conjunto com o protetor, potencializando a proteção contra os danos causados pela radiação solar.

Além disso, a maquiagem com proteção solar é uma ótima aliada na proteção contra a luz visível. Por possuir uma barreira de cor, a maquiagem com alta concentração de pigmento protege da radiação emitida por aparelhos eletrônicos e lâmpadas.

Benefícios da maquiagem com proteção solar

O principal benefício da maquiagem com proteção solar é oferecer proteção enquanto uniformiza a tonalidade e a textura da pele.
Outro diferencial é o fato de muitas vezes protegerem também da luz visível e luz azul, emitida por computadores, celulares, TVs e equipamentos eletrônicos. Muitas vezes, o protetor solar não protege desse tipo de radiação, sendo ideal complementar com a maquiagem com proteção solar.

Base com protetor solar

Para reforçar a proteção solar e ter a pele ainda mais protegida, aposte em uma base com proteção solar. A Dermage, marca de dermocosméticos carioca, oferece uma linha completa de a bases com proteção solar. Existem opções de diversos acabamentos e texturas, existindo uma opção ideal para a pele oleosa e para a pele madura. Além disso, é possível escolher entre base com protetor solar de alta ou leve cobertura.

Base Liquid Powder

Com FPS 45 e cobertura média, a base Liquid Powder é ideal para quem busca aspecto natural e luminosidade ao escolher a maquiagem. Promove alta duração, sendo ideal para o dia a dia e para momentos em que é necessária uma maquiagem mais duradoura, como festas e eventos.

Base Oil Free

Com FPS 30, a Base Oil Free é ideal para peles mistas e oleosas. Combinando ingredientes não comedogênicos, que não estimulam o aparecimento de cravos, e ativos que auxiliam na redução dos poros e no controle da oleosidade, é perfeita para o dia a dia.

Base Alta Cobertura

Com FPS 45, a Base Alta Cobertura possui ação hidratante e antioxidante, que auxilia no combate ao envelhecimento da pele. Sua alta cobertura promove a uniformização total da tonalidade da pele, cobrindo manchas e imperfeições. É ideal para momentos em que deseja uma maquiagem mais elaborada.

Pó compacto com protetor solar

po-compacto-com-protetor-solar-block-compact-dermage
Protetor solar em pó Block Compact – Dermage

Para finalizar a maquiagem e garantir proteção extra à pele, o pó compacto com protetor solar é uma ótima opção. Físico e 100% mineral, o Block Compact possui ampla proteção solar com FPS 50 e PPD / FPUVA 39.

Por proteger também da luz visível, é uma boa opção para quem trabalha em home office e fica muito tempo exposto à luminosidade emitida por aparelhos eletrônicos.

Protetor solar com cor: como usar na maquiagem

Além das maquiagens com proteção solar, é importante saber que existem outras opções de proteção aliadas à uniformização da pele, como o protetor solar com cor.

A diferença entre essas categorias é que o protetor solar com cor costuma possuir fator de proteção mais alto, além de apresentar textura mais fluida, rápida absorção e toque seco, facilitando a aplicação da quantidade necessária e indicada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Para essa categoria, o Protetor Solar Photoage Mineral Color Fluid da Dermage é uma ótima opção. Com FPS 50, possui textura fluida e é indicado para todos os tipos de pele, até mesmo as peles sensíveis.

É uma ótima opção para quem quer deixar a pele uniforme e protegida de uma forma prática e rápida.

O protetor solar com cor também é ótimo para quem tem a pele madura e não deseja uma cobertura de maquiagem mais pesada. Ao optar pelo protetor solar com cor é possível aliar a cobertura leve e a uniformização com eficiência!

Photoage Stick

Com 4 tons desenvolvidos para atender à pele brasileira, o Photoage Stick traz máxima proteção com cobertura de base.

Resistente à água e ao suor, protege dos raios UVA, UVB e luz visível com FPS 99, máxima proteção disponível no mercado brasileiro.

Com alta cobertura, é ideal para a proteção da pele com melasma e para a proteção do dia a dia.

BB Cream

protetor-solar-com-cor-bb-cream-dermage
BB Cream FPS 80 Dermage – pele protegida e uniforme

Existe ainda a opção do BB Cream FPS 80, que se adequa a diferentes tonalidades de pele.

Multifuncional, possui ação hidratante, disfarça as imperfeições da pele, oferece alta proteção contra raios UVA e UVB e previne o envelhecimento. Com efeito matte e toque seco, é ideal para a pele oleosa.