5 Minutos de Leitura

A associação entre chocolate e espinhas se tornou uma dúvida tão popular que muitas vezes nos esquecemos de questionar se, de fato, o doce a base de cacau tem relação direta com o aparecimento de acne na pele. Mito ou verdade? Bem, existem algumas explicações que precisamos levar em consideração antes de julgar esse alimento tão gostoso.

O conteúdo de hoje no DermaBlog vem com a proposta de desmistificar a relação entre chocolate e acne! Saiba como evitar que a sua alimentação prejudique os cuidados para manter uma pele sempre saudável. Vamos lá?

Chocolate causa acne na pele?

Na verdade, todos os alimentos – não só o chocolate – que causam aumento da taxa de glicose no sangue possuem uma tendência maior para agravar o quadro da acne. Isso acontece porque a presença de quantidades elevadas de açúcar na corrente sanguínea estimula a ação da insulina, hormônio que reage para combater os efeitos da glicose no corpo.

A insulina é capaz de retirar parte desse açúcar que contribui para o aumento da produção de sebo pelsa glândulas sebáceas. Sendo assim, esse sebo se acumula nos poros e folículos capilares. Qual é o resultado? O surgimento da acne, nome científico para as indesejadas espinhas, é potencializado.

Qual chocolate não dá espinha?

O chocolate é considerado um alimento com um alto índice glicêmico. Isso significa que o seu consumo eleva o nível de açúcar no sangue. Podemos atribuir esse efeito, principalmente, ao índice de gordura presente no alimento, que é bem maior do que em outros alimentos adocicados, como as frutas. Mas aí surge a dúvida: será que todos os tipos de chocolates provocam espinhas?

Os chocolates mais puros como os de +60% de cacau trazem muitos benefícios para a saúde e, inclusive, não estimulam a produção do sebo que resulta na acne. O fruto do cacaueiro possui agentes antioxidantes que combatem as toxinas do corpo e os radicais livres que ativam o envelhecimento precoce.

Além disso, também podemos dizer que uma de suas vantagens é servir como ótima fonte de energia para a prática de exercícios físicos. Mas, atenção, o consumo exagerado de chocolate não é recomendado em nenhum cenário cotidiano, independente da porcentagem de cacau na composição do doce.

Quais alimentos comer para evitar espinhas?

Vamos às dicas de alimentos que podem reforçar a saúde da sua pele oferecendo uma gama de nutrientes eficazes no combate a acne. Para isso, vale a pena destacar opções ricas em vitaminas importantes para a pele, como a vitamina C, K, E e as do complexo B. Saiba onde encontrá-las:

  1. Grãos integrais: macarrão, quinoa, arroz integral, farinha integral e aveia;
  2. Ômega-3: chia, linhaça e peixes como sardinha, salmão e atum;
  3. Sementes: gergelim, abóbora e melancia;
  4. Carnes magras: peixes, frango, bovina como o corte patinho;
  5. Legumes: cenoura, beterraba crua e brócolis;
  6. Vegetais: alface, espinafre, couve-de-bruxelas e repolho;
  7. Frutas: abacate, limão, laranja, manga e mamão.

O que fazer para evitar acne no rosto?

Existem alguns produtos e hábitos que você pode incluir em sua rotina para evitar espinhas no rosto ou no restante do corpo. É sempre bom lembrar que os produtos a serem utilizados por você devem estar de acordo com as recomendações do seu dermatologista. Confira algumas orientações fundamentais para a manutenção de uma derme livre de acne:

Usar protetor solar diariamente

Além de evitar o acúmulo de sebo na pele, a fotoproteção é importante para te ajudar a absorver a vitamina D de maneira saudável. Por sua vez, ela é uma grande auxiliadora para a desiflamação da pele, o que é essencial para quem sofre com a propensão para o surgimento de cravos, espinhas e outros quadros de acne.

Utilizar sabonetes faciais específicos para seu tipo de pele

A limpeza é imprescindível para garantir a saúde da sua pele. Ela deve ser realizada pelo menos 2 vezes ao dia, antes de iniciar as atividades do dia e ao anoitecer, quando você se preparar para dormir.

A etapa de limpeza irá retirar o excesso de oleosidade e poluição acumuladas nos poros da sua pele evitando acne e irritações que possam se desenvolver por conta da falta de higiene necessária.

Manter uma rotina com hábitos saudáveis

Seguir uma dieta alimentar balanceada, praticar exercícios físicos e hobbies são aspectos muito importantes para a sua saúde, inclusive, no tratamento e prevenção da acne. As emoções também podem afetar o estado da sua pele. Se episódios de estresse e irritação são comuns em seu dia a dia, é possível que a vontade de fazer refeições gordurosas se torne mais frequente e que a produção hormonal do seu organismo fique desequilibrado, sendo mais um fator contribuinte para o aparecimento da acne.

Essas informações foram úteis para você? Esperamos que sim. Agora que você sabe a verdade sobre a relação entre o chocolate e as espinhas, continue aprendendo sobre o mundo dermatológico com o nosso post sobre como tirar cravos do rosto.

No DermaBlog, você receber semanalemente dicas incríveis para garantir uma pele mais saudável e com a aparência que deseja. Aproveite!

Avalie este post